Maio de 68: 6 anos antes das portas que abril de 74 abriu

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 16-04-2018

A exoneração de Oliveira Salazar e a entrega do Governo a Marcelo Caetano, que prometeu “renovação na continuidade”, marcaram 1968, num Portugal que continuava em ditadura e em guerra, seis anos antes de Abril.

PUBLICIDADE

O ano de 1968 foi o que antecedeu as eleições para a Assembleia Nacional e a crise académica de Coimbra, com greve aos exames, manifestações na rua e cargas policiais, foi o ano que se seguiu às cheias de Lisboa, com os seus 700 mortos e um milhar de desalojados, numa só noite, revelando um universo de miséria, que a ditadura tentava ocultar.

PUBLICIDADE

publicidade

O mês de maio, em França, chegou às primeiras páginas dos jornais portugueses no dia 07, quando os estudantes bloquearam o Boulevard de St. Germain, em Paris, mas os acontecimentos que se prolongaram durante semanas nem sempre voltaram a ser notícia.

Portugal, porém, teve as primeiras manifestações contra a Guerra do Vietname em 1968, que foram também continuação do protesto contra a Guerra Colonial, e a contestação ao regime intensificou-se nas universidades, com o “maio francês” por referência.

PUBLICIDADE

Exilado em França, Júlio Pomar expôs, nesse ano, no Louvre, “Le Bain Turc”, no âmbito da homenagem a Ingres, e compôs também a série “Mai 68 CRS SS”, sobre as barricadas em Paris e as cargas da polícia francesa (CRS).

Em Portugal foi realizado o Salão de Vanguarda, na Sociedade Nacional de Belas-Artes, e Ana Vieira e Eduardo Batarda fizeram as primeiras exposições a solo. No Porto, nasceu o grupo “Os Quatro Vintes”, dos artistas plásticos Armando Alves, Jorge Pinheiro, José Rodrigues e Ângelo de Sousa.

Nas letras, foram publicados livros como “A Madona”, de Natália Correia, “O Delfim”, de José Cardoso Pires, “O Tesouro”, de Sophia de Mello Breyner Andresen, “Vertentes do Olhar”, de Eugénio de Andrade. “Conversas com Versos”, de Maria Alberta Menéres, abriu a coleção Cabra-Cega de literatura infantil, das edições Afrodite/Fernando Ribeiro de Mello.

Tiveram início as emissões da RTP2, foi inaugurada a Universidade Católica Portuguesa, e o cardeal Cerejeira afastou o padre Felicidade Alves, que estivera em Paris, da paróquia de Santa Maria de Belém, depois da publicação das “Perspetivas atuais de transformação nas estruturas da Igreja”.

O ano de 1968 foi também o da greve na Carris e dos trabalhadores ferroviários, dos pescadores de Matosinhos, dos conserveiros e cordoeiros, em todo o país, e aquele em que os operários da Lisnave voltaram a parar.

A Esquerda Democrática Estudantil foi criada na sequência das primeiras manifestações contra a guerra do Vietname, em janeiro, seguindo-se o Movimento da Juventude Trabalhadora e o Movimento Democrático de Mulheres.

Portugal somava 42 anos de ditadura, 35 de Constituição do Estados Novo e 40 de permanência de Salazar no Governo, primeiro como ministro das Finanças, depois como presidente do Conselho de Ministros.

A polícia política – Polícia Internacional de Defesa do Estado (PIDE) –, a censura e a proibição de partidos políticos, a ausência de liberdade de reunião, de direito à greve e de manifestação eram realidades.

A guerra nos territórios africanos, que começara em 1961, em Angola, isolou Portugal nas organizações internacionais. Houve novos protestos nas Nações Unidas, que viriam a reconhecer os movimentos de libertação e a independência da Guiné, ainda antes de 1974.

As manifestações de estudantes em Coimbra tiveram início em novembro e manteriam o clima de protesto até abril do ano seguinte, quando eclodiu a crise académica. Reclamavam a autonomia universitária, reintegração de professores, a democratização do ensino superior e eleições livres.

Em 1968, três anos depois da adesão à UNESCO, a organização exigiu ao Governo português o abandono da política colonial, como condição prévia para a cooperação. Portugal viria a abandonar a estrutura, a que só regressou depois do 25 de Abril.

Em fevereiro, em Lausanne, o Movimento Suíço de Amnistia aos Presos e Exilados Políticos Portugueses fez um encontro de solidariedade e denúncia.

Em março, Mário Soares, advogado antifascista, foi preso de novo, e seria condenado a deportação, para S. Tomé e Príncipe.

Em abril, quando assumiu a pasta da Defesa, Oliveira Salazar disse, no seu discurso: “A Europa ri-se do paternalismo [português] para com certas raças ainda não evoluídas e do espírito missionário, porque, de facto, não acredita já na sua missão civilizadora, como não acredita na superioridade da sua civilização. Mas nós continuamos a acreditar”.

A queda do ditador aconteceu de uma cadeira, na noite de 03 de agosto, quando se encontrava de férias no Forte de Santo António, no Estoril.

Um mês depois, a 07 de setembro, foi operado a um hematoma subdural e só então as notícias do seu estado chegaram à imprensa.

Tiveram de passar 20 dias até à sua exoneração e à entrega do Governo a Marcelo Caetano, que prometeu “tolerância de ideias”, sem, porém, a “estender ao comunismo”, numa ação governativa que tinha de manter a “integridade do território nacional”, a guerra colonial, o partido único e a PIDE, que passou a designar-se Direção-Geral de Segurança.

O programa de Governo, apresentado em novembro, previa o fim do condicionalismo industrial de Salazar e falava num “estado social corporativo”, que ampliou assistência a funcionários públicos e alargou o regime de pensões a trabalhadores rurais. A lei eleitoral, publicada antes do fim do ano, passou a contemplar os cidadãos portugueses que soubessem ler e escrever.

No Instituto Superior Técnico, em Lisboa, a ‘Sonora’ da Associação de Estudantes difundia, desde maio, com mais insistência, música de intervenção, em particular canções de José Afonso e de Luís Cília.

No dia 07 de dezembro, a PIDE fechou o estabelecimento de ensino. O “luto académico” foi decretado e prolongou-se pelo ano seguinte.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE