Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Vamos

“MagiCarSicó” leva magia aos concelhos das Terras de Sicó (com vídeo)

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 04-06-2021

O Castelo de Soure acolheu hoje a apresentação do “MagiCarSicó”, um projeto que pretende juntar a cultura e o património com a magia, numa vertente de inovação e pedagogia. 

PUBLICIDADE

“MagiCarSicó”  vai  decorrer nos seis concelhos que integram as Terras de Sicó, três concelhos da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (Condeixa-a-Nova, Penela e Soure) e outros três municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (Alvaiázere, Ansião e Pombal), com uma rotatividade quase mensal, e uma visita bianual a cada concelho.

As atividades decorrem aos fins de semana com quatro mágicos que realizam oito espetáculos nas manhãs e tardes de sábados e domingos, em locais distinguidos do património regional.

PUBLICIDADE

publicidade

O evento tem início amanhã, 5 de junho, em Santiago da Guarda, concelho de Ansião. “O projeto começa em Ansião porque o Luís de Matos é ansianense e é com muita satisfação que iniciamos este projeto em Ansião num lugar histórico e emblemático para todos nós”, refere o presidente do município, António José Domingues.

Luís de Matos explica que “este é um projeto estruturante que vai decorrer ao longo de 12 meses e tem fundamentalmente três componentes: a da programação cultural e animação, uma segunda componente com uma mediação cultural importante na relação entre quem visita o território e o próprio património do território, e uma terceira componente de serviço educativo”.

PUBLICIDADE

O serviço educativo do projeto MagiCarSicó destina-se a jovens entre os 10 e 17 anos e terá início em outubro, numa jornada que decorre em Ansião, no Estúdio 33 de Luís de Matos. O objetivo será que os jovens se familiarizem com a magia, e conheçam os bastidores do meio artístico. O mágico frisa que não pretende maioritariamente formar mágicos, mas sim dar a conhecer aos jovens esta arte e as suas componentes e enriquecê-los na vida quotidiana.

Este fim de semana, em Ansião estão presentes artistas da Argentina, Espanha e do Brasil. As próximas datas do projeto são dia 5 e 6 de junho em Ansião, 12 e 13 de junho em Alvaiázere, 26 e 27 de junho em Condeixa-a-Nova, 24 e 25 de julho em Penela, 21 e 22 de agosto em Pombal e 11 e 12 de setembro em Soure. 

Veja aqui o direto NDC da apresentação do projeto

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com