Coimbra

Mãe de criança com epilepsia refractária lidera novo Observatório Português de Canábis Medicinal

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 18-04-2019

Na segunda-feira, dia 22 de Abril, nasce a Associação OPCM — Observatório Português de Canábis Medicinal – que vai ser constituída através de escritura pública, pelas 10:00, em Vila Nova de Poiares.

PUBLICIDADE

Imagem de arquivo

 

O OPCM é uma associação sem fins lucrativos que pretende observar e promover a investigação científica sobre a planta Cannabis Sativa L., bem como divulgar informação sobre a sua utilização para fins medicinais em benefício dos pacientes.

PUBLICIDADE

Além de incentivar actividades e projectos para o conhecimento das propriedades e os fins terapêuticos da planta canábis e seus derivados o OPCM propõe-se ainda criar um registo de utilizadores de canábis para fins terapêuticos em Portugal, divulgar estudos e ensaios clínicos e estabelecer protocolos com universidades, empresas e instituições governamentais, nacionais e estrangeiras.

“Com a criação desta associação inicia-se formal e legalmente um caminho que tem por fim minimizar os problemas de acesso dos pacientes, não só a produtos derivados da canábis, mas também a cuidados de saúde e profissionais qualificados para este novo ramo da medicina”, refere Carla Dias, presidente do OPCM.

Carla Dias é professora e mãe da Isa, uma bebé de 2 anos com uma epilepsia refractária que viu o seu estado de saúde melhorar substancialmente graças ao CBD (canabidiol), um dos componentes da canábis.

O OPCM é constituído por uma equipa multidisciplinar que inclui desde médicos a fisioterapeutas, passando por advogados, psicólogos ou utilizadores de canábis para fins medicinais.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE