Coimbra

Maduro quer TDT com mais fruta

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 11-12-2013

O ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional voltou a defender hoje, em Coimbra, uma maior oferta de canais na TDT, de forma a criar uma “maior concorrência” com os operadores da televisão por cabo.

PUBLICIDADE

“A oferta de canais de sinal aberto é insustentável e não é aceitável”, criticou Poiares Maduro, afirmando que haverá uma “discussão pública” para breve sobre o futuro da televisão digital terrestre (TDT), que vai envolver a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) e a Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM).

O ministro, que falava na sessão de encerramento do congresso ‘Os desafios dos media de serviço público’, no Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra, voltou a referir a importância da RTP para “apoiar a produção audiovisual independente”, considerando que essa externalização de serviços pode ser “o valor acrescentado do serviço público” de televisão e de rádio.

PUBLICIDADE

Portugal tem “um mercado em que os operadores privados estimulam muito pouco o mercado independente”, sendo a função do operador público apoiar “mais criadores e produtores independentes”, ao mesmo tempo que tem de garantir “capacidade interna para não estar dependente” desses mesmos produtores.

Poiares Maduro referiu também que a RTP vai participar num “programa de jovens criadores, onde haverá crowdfunding’ [financiamento colaborativo]” e que será “parcialmente apoiado pelos operadores de televisão”.

PUBLICIDADE

publicidade

O ministro frisou, durante a sessão de encerramento do congresso, que decorreu entre terça-feira e hoje, que também será apresentado um novo modelo governativo em que se prevê existir um conselho geral com o poder de nomear o conselho de administração da RTP.

“Vai ser um conselho geral verdadeiramente independente, com pessoas com credibilidade”, de forma a “reduzir o risco da perceção de governamentalização” da RTP, defendeu Poiares Maduro à comunicação social, não adiantando de que forma esse mesmo conselho geral será constituído e nomeado.

O ministro revelou também que “a reforma profunda da RTP” estará concluída “em poucos meses”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE