Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Autárquicas

Machado Virtual

Notícias de Coimbra | 11 anos atrás em 15-09-2013

O candidato do PS à Câmara de Coimbra, Manuel Machado, prometeu hoje baixar os impostos municipais, inovar na economia, modernizar a administração da autarquia e dotar a cidade das mais modernas redes de acesso à Internet.

PUBLICIDADE

“Assumimos com determinação que vamos baixar os impostos. Não o faço por oportunismo político, mas sim porque sinto que as pessoas precisam de ter mais dinheiro disponível no contexto da atual crise”, disse o socialista à agência Lusa, no âmbito da pré-campanha autárquica.

Manuel Machado, que governou a cidade entre 1990 e 2001, propõe reduzir para metade a parte da taxa de IRS que cabe à autarquia e a derrama cobrada às empresas para atrair mais investimento e dar mais competitividade ao município.

PUBLICIDADE

publicidade

Com o objetivo de “proteger as microempresas de iniciativa individual ou familiar”, o candidato socialista garantiu ainda que, se for eleito, os comerciantes com volume de negócios inferior a 150 mil euros ficam isentos da taxa de derrama.

O cabeça de lista do PS adiantou também que está a estudar reduções no IMT (Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis) e no IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis), em determinadas zonas da cidade.

PUBLICIDADE

“Um casal que compre casa no centro histórico da cidade e que a restaure no prazo de dois anos pode ser ressarcido do montante do IMT que pagou, desde que a habite e use”, exemplificou Manuel Machado, sublinhando que a “matriz política” da sua candidatura “é baixar os impostos onde puder, sem a Câmara deixar de pagar as contas”.

Em síntese, o candidato quer reduzir os impostos, criar condições para atrair e estimular a habitabilidade dentro do centro da cidade, por pessoas e jovens casais.

O antigo autarca acusou ainda o atual executivo liderado por João Paulo Barbosa de Melo, candidato da coligação PSD/PPM/MPT, de “esbanjamento” de dinheiros públicos na atribuição desenfreada de subsídios, de incapacidade no planeamento e gestão e de falta de limpeza da baixa da cidade.

“Há ratos a infestar a cidade, pois há longo tempo que não é desinfestada e está em causa a saúde pública, que se deve à falta de capacidade de gestão, desleixo e desinteresse”, criticou Manuel Machado, que denunciou ainda o “cheiro nauseabundo” que se constata no Mercado Municipal D. Pedro V.

Na corrida autárquica de Coimbra estão ainda Barbosa de Melo (PSD/PPM/MPT), Francisco Queirós (CDU), Luís Providência (CDS-PP), José Augusto Ferreira da Silva (Movimento “Cidadãos por Coimbra”), Francisco Guerreiro (PAN) e Rui Cruz (PCTP/MRPP).

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com