Machado vai (mesmo) plantar uma árvore no Largo de São Salvador!

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 02-02-2018

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, vai dar conhecimento, na próxima reunião do executivo municipal, da minuta de contrato para a empreitada “Repavimentação e Modernização de Infraestruturas do Largo de São Salvador”, a celebrar entre a autarquia e a empresa Obra Magna, Lda..

PUBLICIDADE

IGREJA SÃO SALVADOR

Esta empreitada, já anunciada por diversas vezes,  representa um investimento de 199.985,04 euros (mais IVA à taxa legal em vigor) e pretende tornar mais agradável e funcional esse espaço público da zona histórica da cidade, que atualmente apresenta sinais de degradação. A adjudicação da empreitada foi aprovada na reunião do executivo camarário de dia 27 de novembro de 2017.

PUBLICIDADE

publicidade

O atual piso em calçada de calhau rolado e quadrícula em lajetas de calcário dificulta a acessibilidade a pessoas com mobilidade condicionada e está danificado, com lajetas partidas ou em falta. Nesse sentido, a intervenção incluirá a repavimentação integral do Largo de São Salvador com lajetas de granito, material com as necessárias características de conforto, atrito e resistência, duradouro e sem necessidade de grande manutenção.

A sul do Largo será criada uma zona de estar com sombra, através da colocação de um banco em blocos de mármore e da plantação de uma árvore de pequeno porte.

PUBLICIDADE

A rede elétrica deixará de ser aérea e passará a ser subterrânea e a iluminação será LED. As redes existentes no subsolo serão também modernizadas, através da instalação de rede de gás natural, remodelação da rede de abastecimento de água, separação da rede de esgotos em redes domésticas e pluviais, e revisão da rede de dados. Serão também instalados equipamentos e rede que permitam disponibilizar acesso à internet gratuito aos utentes do espaço público. Por último, será implementado e reorganizado o modelo de recolha de lixos domésticos.

O Largo situa-se na convergência das ruas do Loureiro, São Salvador e Cabido. Integra-se no perímetro da Cidade Muralhada, na zona de vestígios da ocupação romana e em área de imóveis classificados, nomeadamente a Igreja de São Salvador, o Paço Episcopal (Antigo) e Sé Nova de Coimbra, e na área de proteção do bem classificado como Património Mundial da UNESCO.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE