Coimbra

Machado de Castro disputa Prémio Museu Português 2013

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 12-12-2013

 O Museu Nacional Machado de Castro, em Coimbra, o Museu Municipal de Almeirim e o Museu do Ar, em Sintra, estão nomeados para o Prémio Museu Português 2013, promovido pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM).

PUBLICIDADE

João Neto, presidente da APOM, disse à agência Lusa que o vencedor vai ser anunciado na sexta-feira, numa sessão que se realiza a partir das 16:00, no Museu das Comunicações, em Lisboa.

Este é um dos principais galardões de um palmarés com 25 categorias que esta entidade atribui anualmente.

PUBLICIDADE

João Neto indicou que este ano a instituição recebeu 110 propostas para os galardões, numa edição que não inclui o prémio para Melhor Transporte, mas acrescenta a nova categoria de Coleção Visitável.

Fundada em 1965, a APOM atribui os galardões desde 1997, e os prémios referem-se ao ano anterior da atribuição.

PUBLICIDADE

publicidade

No ano passado, o vencedor da categoria Melhor Museu Português foi o Museu da Comunidade Concelhia da Batalha.

O palmarés distingue museus, projetos, profissionais e atividades desenvolvidas no setor.

Os prémios são atribuídos pela APOM para “incentivar o espírito de preservação e divulgação do património dos museus”, segundo a associação, distinguindo ainda, entre outros, a melhor intervenção e restauro, o melhor catálogo, mecenato e projeto museográfico.

O Prémio Personalidade do Ano na área da museologia será atribuído este ano a duas figuras do setor, Madalena Cabral, que se destacou pelo pioneirismo e impulso aos serviços educativos dos museus, e José Cruz de Carvalho, na área da museografia e produção de exposições.

A sessão do anúncio dos premiados vai decorrer a partir das 16:00, no Museu das Comunicações, em Lisboa.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE