Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Cidade

Machado continua a inovar na construção de rotundas

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 03-05-2016

A Câmara Municipal de Coimbra informa-nos que a nova rotunda da Av. da Guarda Inglesa, que abarca os entroncamentos das ruas Luís António Verney e Coelho da Rocha, começa a tomar forma.

PUBLICIDADE

guarda inglesa

Quando estiver pronta, a Rotunda vai possibilitar a inversão de marcha na Av. da Guarda Inglesa, facilitando assim, segundo a uatquia a entrada e saída do parque de estacionamento do Convento de S. Francisco, que ainda não funciona.

PUBLICIDADE

publicidade

A nova rotunda pode ainda contribuir para facilitar o acesso, caso o projecto vá para a frente, ao Supermercado Aldi (na encosta da Coelho da Rocha) e à futura Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física (no local do liceu).

A empreitada foi adjudicada à CONTEC – Construção e Engenharia S.A., por 116.663,73 euros (+ IVA), que deve concluir a  obra até 7 de junho (se terminar antes, recebe mais cedo, garantiu Manuel Machado no auto auto de consignação).

PUBLICIDADE

Além da nova rotunda, a empreitada prevê também a reparação e pintura da passagem pedonal superior de acesso à Escola Silva Gaio.

Manuel Machado garantiu no dia 7 de março que esta obra “extremamente simples”, vai resolver o problema da Rua Coelho da Rocha, criando uma acessibilidade suplementar ao Planalto de Santa Clara

É um problema com 30 anos, acrescentou o líder do município, antes de referir que a construção da rotunda é uma homenagem aos “Amigos da Margem Esquerda”, nomeadamente ao Coronel Álvaro Seco.

Questionado sobre se pondera dar o nome do Coronel a esta rotunda, Manuel Machado respondeu que primeiro vai fazer a obra, só depois decidirá.

Entretanto, pode  ser designada como entender, podendo ficar por enquanto como Rotunda do  Silva Gaio e no futuro como Rotunda do Aldi.

A vantagem de uma rotunda bem feita é um bem para a comunidade, conclui Manuel Machado, que foi buscar inspiração a uma universidade especializada nesta problemática, o que o leva a adoptar esta solução em detrimento dos semáforos neste “antigo caminho de Bencanta”.

Tendo em conta o espaço disponível,  como se pode ver na imagem do município de Coimbra, a rotunda apresentará um formato alongado e posicionamento descentrado em relação ao eixo da avenida.

A nova rotunda irá abranger os entroncamentos das ruas Luís António Verney e Coelho da Rocha e terá, no seu interior, uma área plantada, com três tílias e uma combinação de prado de sequeiro florido, mais sistema de rega.

A obra vai permitir inverter o sentido de circulação na Avenida da Guarda Inglesa, facilitando assim a entrada e saída a quem acede pelo sul (Av. João das Regras/Rossio de Sta. Clara) ao parque de estacionamento do Convento de S. Francisco. Diminui também o trajeto de quem sai do estacionamento e pretende rumar, por exemplo, à Ponte de Santa Clara ou à Solum.

Será ainda vantajosa para quem vier da zona do Rossio de Santa Clara e pretenda aceder à Rua Coelho da Rocha.

guarda inglesa

Durante a consignação dos trabalhos, em declarações aos jornalistas, Manuel Machado destacou mais um efeito benéfico – o da diminuição da velocidade, uma vez que, atualmente, os veículos atingem ali ritmos elevados, nomeadamente no sentido Portugal dos Pequenitos/Ponte Açude.

A faixa de rodagem em torno da futura rotunda terá uma largura variável, com 7m a nascente, 10m nas curvas, e 9m a poente. Ao nível dos passeios, o nascente terá 2m de largura e o poente, largura variável, com um mínimo de 1,75m.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com