Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Saúde

Má Zona

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 28-05-2014

Sete em cada dez indivíduos afirmam “já ter ouvido falar” da Zona, mas revelam grande desconhecimento em relação à doença. Mais concretamente, 75% não sabem que estão em risco de vir a desenvolver a doença, cerca de 6 em cada 10 portugueses desconhecem que a Zona é causada pela reativação do vírus da varicela e 80% não sabem que a Zona pode ser prevenida. Estes são os principais resultados do inquérito “Zona e sua prevenção – O que sabem os Portugueses”, promovido pela Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) e pela Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), que teve como objetivo perceber o grau de conhecimento dos portugueses em relação à doença Zona.

PUBLICIDADE

A zona é uma doença dolorosa e debilitante que afeta cerca de uma em cada quatro pessoas ao longo da vida. Qualquer pessoa que tenha tido varicela (cerca de 95% da população Europeia)3 está, potencialmente, em risco, dado que esta doença resulta da reativação do vírus da varicela (vírus varicela-zoster), que a maioria das pessoas tem durante a infância.

Acaba de chegar a Portugal a primeira e única vacina contra a Zona e nevralgia pós-herpética. A vacina está disponível nas Farmácias, para a vacinação de adultos a partir dos 50 anos, numa única administração, mediante prescrição médica.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com