Portugal

Luta diária! Pequeno Afonso enfrenta graves sequelas após doença súbita

Notícias de Coimbra | 4 semanas atrás em 19-04-2026

Imagem: Go Found Me

O pequeno Afonso, de 10 anos, está a enfrentar uma situação de saúde muito difícil após ter ficado com graves sequelas na sequência de uma doença súbita em 2024.

PUBLICIDADE

A mãe, Márcia Cartó, explica que tudo começou com sintomas semelhantes a uma virose, mas o estado do menino agravou-se rapidamente, acabando por ser diagnosticado com meningoencefalite depois de convulsões e uma paragem cardiorrespiratória.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

Neste momento, o Afonso depende de ventilação, tem traqueostomia, alimenta-se por sonda e encontra-se com tetraplegia, precisando de cuidados permanentes.

Sem um prognóstico definido, a família vive um dia de cada vez, focada em pequenas evoluções através de fisioterapia e outras terapias de reabilitação.

A campanha de ajuda tem como objetivo apoiar os custos dos tratamentos e também a compra de uma carrinha adaptada, essencial para as deslocações do Afonso.

A família deixa um apelo à solidariedade, sublinhando que qualquer ajuda pode fazer a diferença na vida do pequeno Afonso.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE