Coimbra

Luísa Barbosa é madrinha das Terras da Chanfana nas 7 Maravilhas à Mesa

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 18-07-2018

Os quatro municípios que constituem a Dueceira – Associação de Desenvolvimento do Ceira e Dueça, apresentaram, em conjunto, uma candidatura ao concurso televisivo “7 Maravilhas à Mesa”, que tem início no próximo domingo na RTP1.

PUBLICIDADE

Os concelhos de Lousã, Miranda do Corvo, Penela e Vila Nova de Poiares, no distrito de Coimbra, participam no concurso com a “Mesa das Terras de Chanfana”, que é uma das 49 pré-finalistas, de um total de 200 candidaturas, salientou hoje a associação, em comunicado.

PUBLICIDADE

“Trata-se de um projeto territorial que une quatro concelhos em torno de um denominador comum, de uma identidade em que os valores patrimoniais e gastronómicos se assumem como recursos a preservar e a valorizar enquanto fatores de atratividade do território, captando o interesse de visitantes e turistas”, lê-se na nota.

A chanfana, o queijo do Rabaçal DOP, o mel da Serra da Lousã DOP, o Licor Beirão, o vinho da Quinta de Foz de Arouce, o Mosteiro de Santa Maria de Semide e os trilhos da natureza da Serra da Lousã são os ‘trunfos’ da candidatura, que assenta num património gastronómico e cultural partilhado pelos quatro municípios.

PUBLICIDADE

publicidade

 Com origens na região, Luísa Barbosa, figura da Moda,Televisão e Rádio  “dá o seu rosto e coração por esta candidatura”.

“A cumplicidade com os sabores ancestrais e inigualáveis da chanfana, originária destas paragens, confecionada com carne de cabra e vinho tinto, que se assume gastronomicamente como denominador comum destes concelhos, e a proximidade com sensações e vivências de uma envolvente verdejante, fazem da ‘Mesa das Terras da Chanfana’ uma proposta única e inimitável, nossa expressão de identidade”, considera a Dueceira.

A candidatura é apoiada pelo CEARTE – Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património, AproRabaçal – Associação de Produtores do Rabaçal, Conde Foz de Arouce Vinhos, Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Semide, Licor Beirão, Lousãmel – Cooperativa dos Apicultores do Concelho da Lousã e Limítrofes, Confraria da Chanfana de Vila Nova de Poiares, Confraria do Queijo do Rabaçal e Real Confraria da Cabra Velha de Miranda do Corvo.

As melhores “mesas” serão decididas pelo voto dos portugueses entre os dias 22 de julho e 16 de setembro, ao longo de galas semanais transmitidas em direto na RTP, ao domingo à noite, e apresentadas por Catarina Furtado e José Carlos Malato.

A decisão caberá aos portugueses, que vão eleger as melhores iguarias e trilhos da gastronomia nacional, dos petiscos aos azeites, dos vinhos aos roteiros turísticos.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE