Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Luís Miguel Viana apontado para “coveiro” do Diário de Notícias?!

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 08-03-2018

Luís Miguel Viana poderá ser o próximo director do Diário de Notícias, que, ao que tudo indica, passa a semanário.

PUBLICIDADE

303107_102938063150778_1025896625_n

O  jornal Meios & Publicidade lembrou que “Marques Mendes anunciou no domingo, na SIC, o pedido de demissão de Paulo Baldaia do Diário de Notícias.

PUBLICIDADE

publicidade

 

 
Contactado pelo M&P, o director do DN disse não ter nada a dizer sobre o tema. Fonte oficial do grupo Global Media refuta “as declarações proferidas pelo Dr. Marques Mendes no seu habitual comentário de domingo”.

PUBLICIDADE

 
As declarações de Marques Mendes surgem numa altura em que a administração do grupo Global Media estará a estudar a possibilidade de mudar para semanal a periodicidade do Diário de Notícias, reforçando a aposta na componente digital.
Segundo o “Observador”, o pedido de demissão de Paulo Baldaia terá ocorrido nos últimos dias, estando os administradores do grupo Global Media a estabelecer contactos no sentido encontrar um sucessor.

É neste cenário que entra Luís Miguel Viana, como também tinha entrado Miguel Sousa Tavares, hipótese que já foi descartada.

Segundo a nossa fonte, Luís Miguel Viana será “a pessoa certa” para liderar a passagem do DN de diário para semanário, o que obrigará a um downsizing na estrutura do periódico, que segundo fontes conhecedoras do mercado não terá condições para se afirmar com a nova periodicidade.

O mesmo M&P recorda que “a maior quebra percentual nas vendas em banca pertence ao Diário de Notícias, já que o título detido pelo Global Media Group fixou a sua média de vendas em banca por edição em 2017 nos 7.408 exemplares, uma descida de 19,71% comparativamente aos 9.226 exemplares vendidos em banca durante o ano de 2016”, o que coloca este jornal a vender um décimo do Correio da Manhã, líder de mercado.

José Manuel Diogo - Fotografado por Jorge Simão . 2017-03-10

José Manuel Diogo – Fotografado por Jorge Simão . 2017-03-10

Luís Miguel Viana é sócio de José Manuel Diogo “International Business Director at Global Media Group”(dona do JN, DN e TSF) e colunista do JN. Foi jornalista do Jornal de Coimbra, Público, DN, Independente e Visão,

Diogo “exerce” a função  de “International Business Director at Global Media Group”. o que aconteceu depois de Paulo Rego ter  entrado para a direcção da Global Media Group em representação de interesses chineses.

A par da actividade no grupo liderado por Vítor Ribeiro, José Diogo  continua a sua fulgurante carreira como empresário e especialista em agências secretas.

Paulo Rego foi colega de Luís Miguel Viana na direcção da agência Lusa, no tempo do Governo de José Sócrates.

José Manuel Fernandes, ex-diretor do Público chegou a afirmar que Viana teria negociado diretamente com José Sócrates a cobertura das eleições legislativas de 2009, facto desmentido pelo então director de informação da Lusa.

No tempo em que Viana e Rego estavam na Lusa tiveram um “plano de internacionalização” da agência, onde contavam com o “sócio” Diogo, mas esse projecto nunca saiu do papel.

Luís Miguel Viana deixou a Lusa na mesma altura em que saiu Domingos Andrade, actual director executivo do JN.

José Diogo e Luís Miguel Viana foram patrões da esposa de Domingos de Andrade, quando esta colabrou com a empresa Valor de Fundo, detida pelos dois. Todos são próximos de Afonso Camões, diretor do JN, o jornalista que terá avisado Sócrates de que a sua prisão estava próxima.

Entretanto, por Coimbra, Aníbal Rodrigues, ex-adjunto do Presidente da Câmara de Coimbra, anunciou que vai passar a colaborar com o JN.

Rodrigues foi indicado a Manuel Machado, Presidente da Câmara de Coimbra, por Luís Miguel Viana e José Manuel Diogo.

Nos últimos 4 anos, empresas de Diogo e Viana, como a Valor de Fundo e Información Capital, receberam mais de 200 000,00€ da Câmara de Coimbra, sempre através de contratos por ajuste directo.

A Agenda Setting, uma das empresa de Diogo, faliu recentemente, tendo deixado dividas na ordem de um milhão de euros.

A maior parte do clientes das empresas de Diogo e Viana são da esfera pública ou municipal. Entre elas estão ou estiveram a Câmara Municipal de Coimbra Instituto Politécnico de Coimbra, Turismo do Centro, ISCTE, Ordem dos Médicos, Partido Socialista e Assunção Cristas, para citarmos só os mais recentes.

Notícias de Coimbra aguarda que Luís Miguel Viana e o Diário de Notícias confirmem ou desmintam “o rumor que circula entre Lisboa e Coimbra”.

Notícia em desenvolvimento

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com