“É urgente lançar concurso para construir a nova Maternidade em Coimbra”

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 23-02-2018

É muito grave a atual situação das maternidades de Coimbra que, desde a criação formal do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, em 2012, enfrentam a degradação dos edifícios, a falta de especialistas e a degradação dos equipamentos, alerta Luís Antunes, candidato à presidência da Distrital do PS.

PUBLICIDADE

LUIS ANTUNES

Circunstâncias inaceitáveis, assume, que podem “estar a colocar em causa a excelência dos cuidados de saúde prestados. Para piorar este cenário, 75 por cento dos recursos humanos médicos dos serviços de Obstetrícia e Ginecologia têm mais de 50 anos”.

PUBLICIDADE

Coimbra merece ter uma maternidade que possa corresponder à realidade dos serviços médicos hospitalares prestados e que fazem parte da Rede de Referenciação Materna, da Criança e do Adolescente, salienta o líder da Câmara da Lousã e candidato à presidência da Federação Distrital de Coimbra do Partido Socialista.

Coimbra merece lutar por uma maternidade que resulte em excelentes condições para as melhores práticas quer ao nível das urgências, nos partos, bem como a resposta às várias patologias, frisa Luís Antunes.

PUBLICIDADE

publicidade

Para a candidatura, a recente proposta de Moção Global de Estratégia “Mobilizar o PS! Afirmar o Distrito!” , afirma a necessidade de sensibilizar os órgãos da tutela para construir uma nova maternidade que resolva os problemas que enfrentam a Maternidade Daniel de Matos e Maternidade Bissaya Barreto.

“Face à relevância deste projeto para a população de toda a região Centro – e, nalguns casos mais agudos, até do País – não se pode continuar a adiar uma solução que melhore a prestação dos cuidados e as condições de trabalho de todos os profissionais de saúde”, critica Luís Antunes.

O candidato à Federação Distrital de Coimbra do Partido Socialista lança o apelo para a implementação urgente do projeto de uma maternidade a fim de melhorar as condições de atendimento e resolver a dispersão de recursos. “A fusão das duas já existentes não pode ser uma agregação apenas para o papel. A região Centro e o País merecem melhor”, vinca o candidato.

É urgente lançar o concurso público internacional para construir uma maternidade em Coimbra. “Afirmar Coimbra é, também, valorizar a resposta hospitalar na área materno-infantil”. A região Centro, onde estas duas maternidades dão resposta assistencial, é constituída por dois milhões e quatrocentos mil utentes.

Saúde é uma área de excelência do Partido Socialista. “Devemos sempre estar na vanguarda da defesa do SNS e dos doentes” afirma Luís Antunes.

Saibamos Afirmar Coimbra, honrando a herança dos que construíram um modelo de assistência materno-infantil de excelência. Tem que ser um desígnio de todos construir uma nova Maternidade em Coimbra”, conclui Luís Antunes.

As eleições para a Federação Distrital de Coimbra do Partido Socialista vão decorrer em março. Luís Antunes defronta Pedro Coimbra, que se recandidata a mais um mandato.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE