Mundo

Luanda Leaks: Procurador angolano veio pedir ajuda sobre “muita coisa” a Portugal

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 23-01-2020

Luanda Leaks: Procurador angolano veio pedir ajuda sobre “muita coisa” a Portugal

O procurador-geral da Republica de Angola disse hoje à chegada a Lisboa que veio pedir ajuda sobre “muita coisa”, não esclarecendo se sobre o caso de Isabel dos Santos.

PUBLICIDADE

“Vim pedir ajuda de muita coisa”, disse Hélder Pitta Grós, quando questionado se veio solicitar a colaboração das autoridades portuguesas na reunião que terá esta tarde com a sua homóloga, Lucília Gago.

“No âmbito das nossas relações com a Procuradoria Geral [da Républica portuguesa] viemos aqui para vermos o que faremos este ano”, adiantou apenas, em declarações recolhidas pela RTP no aeroporto de Lisboa.

PUBLICIDADE

publicidade

Na quarta-feira, ainda em Luanda, o procurador-geral angolano anunciou que a empresária Isabel dos Santos foi constituída arguida por alegada má gestão e desvio de fundos durante a passagem pela petrolífera estatal Sonangol.

O Consórcio Internacional de Jornalismo de Investigação (ICIJ) revelou no domingo mais de 715 mil ficheiros, sob o nome de ‘Luanda Leaks’, que detalham esquemas financeiros de Isabel dos Santos e do marido, Sindika Dokolo, que terão permitido retirar dinheiro do erário público angolano, utilizando paraísos fiscais.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE