Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

LOUZANTRAIL integra o circuito Salomon Golden Trail Series

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 29-10-2018

Pela primeira vez, uma prova nacional integra o circuito internacional Salomon Golden Trail Series.

PUBLICIDADE

O LOUZAN TRAIL, na Serra da Lousã, foi o evento escolhido pela organização da Salomon Golden National Series para “abrir” a edição deste ano do circuito e ombrear com provas míticas como a Maratón Del Meridiano (2 de Fevereiro, La Frontera-El Hierro, nas Canárias, Espanha), o Trail Cap de Creus (7 de Abril, Costa Brava, Espanha), a Zegama Aizkorri (2 de Junho, País Basco, Espanha) e a Grande final na Sky Pirineu (5 de Outubro, Catalunha, Espanha).

PUBLICIDADE

publicidade

Nos dias 26 e 27 de Janeiro, o LOUZAN TRAIL, organizado pelo Montanha Clube Trail Running, dá a conhecer os trilhos outrora calcorreados pelos habitantes da região, a milhares de atletas, numa edição que marcará definitivamente a afirmação do evento no panorama internacional.

“A entrada no circuito Golden Trail Series é o reconhecimento, ao mais alto nível, da qualidade do LOUZAN TRAIL. Apesar de em 2018 termos acolhido atletas oriundos de locais tão distantes como a Argentina e o Japão, sabemos que será a edição de 2019 que nos colocará definitivamente no circuito internacional. Esta projeção permitir-nos-á atrair patrocinadores e investidores que, esperamos, nos permitam avançar com projectos de cariz permanente para a valorização dos trilhos da Serra da Lousã”, destaca Ana Sêco, da organização.

PUBLICIDADE

Em nome da organização do circuito Salomon Golden Trail Series, José Guimarães, do marketing da Salomon/Suunto Portugal, refere: “O LOUZAN TRAIL não é uma prova desconhecida para a Salomon. Na verdade, não só a marca tem seguido com interesse as edições anteriores da prova, como os seus atletas conhecem bem o potencial da Serra da Lousã, sendo habitual para eles treinar nesses trilhos. A filosofia por detrás do trail running implica uma conexão profunda do atleta com o meio envolvente. Correr nos trilhos da Serra da Lousã permite a catarse do atleta, o seu regresso às origens e uma ligação à história natural do nosso país. Afinal, os trilhos que ligam as Aldeias do Xisto, agora recuperados para a prática da modalidade, foram durante centenas de anos percorridos pelos habitantes da serra.”

A história destas gentes poderá, pois, ser apreciada em diferentes distâncias, com vários níveis de dificuldade.

Do programa fazem parte o LOUZAN TRAIL ULTRA (43 km e 3000 metros de desnível positivo), o LOUZAN TRAIL LONGO (29 km e 2000 metros de desnível positivo), o LOUZAN TRAIL CURTO (16 km e 1260 metros de desnível positivo), mas também uma caminhada (10 km e 500 metros de desnível positivo) e a Corrida dos Rapozinhos. É este o cardápio que vai permitir à organização “proporcionar aos atletas os melhores trilhos, dando-lhes a conhecer a história dos povos serranos. Será claramente o regresso às nossas origens”, promete Ana Sêco.

São muitos os atletas que já aceitaram o convite, elite internacional e nacional incluídas. Entre os nomes mais sonantes, a organização destaca Anete Svilpe, segunda melhor atleta da Letónia, de acordo com a pontuação da International Trail Running Association (ITRA); Andris Ronimoiss, vencedor do Madeira Island Ultra Trail 2018, e melhor atleta letão, de acordo com o ranking da ITRA; Bruno Coelho, atleta da Selecção Nacional de Trail e vencedor do Azores Trail Run 2018; Luis Duarte, atleta da Selecção Nacional e Trail 2018 e vencedor do Ultra Trail Serra Da Freita 2018; André Rodrigues, melhor português no Campeonato do Mundo de Trail 2018 e vencedor do Trilhos Dos Abutres 2018; Ricardo Silva, vencedor do Ultra Louzantrail 2018; Luis Semedo, vencedor da Taça de Portugal de Trail 2018, Tiago Aires e Olívia Sousa, ambos atletas da Selecção Nacional de Trail em 2017. São ainda convidados da organização nomes incontornáveis como o italiano Rota Donatello ou os portugueses Ester Alves, Romeu Gouveia e Tiago Romão da Equipa Salomon/ Suunto Portugal.

O Montanha Clube Trail Running organizou a primeira edição do LOUZAN TRAIL a 23 de Setembro de 2000, na altura com o nome de “Enduro Serra da Lousã”. A prova era designada como Atletismo de Montanha e integrava os campeonatos da Associação Distrital de Atletismo de Coimbra. 

O circuito Golden Trail World Series (GTWS) tem como objectivo promover corredores profissionais de trail, como atletas da elite mundial que são, para mostrar e proteger a natureza e o ambiente inspiradores onde se divertem e competem, promovendo o seu contacto com os fãs, imprescindíveis ao desporto.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com