Coimbra

Lousã vai criar o Prémio Literário Carlos Carranca

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 03-08-2020

A Câmara Municipal da Lousã vai criar o Prémio Literário Carlos Carranca, tendo sido hoje aprovado, por unanimidade, dar início ao procedimento de elaboração do respetivo Regulamento. 

PUBLICIDADE

A criação deste prémio tem como objetivo estimular e valorizar o desenvolvimento cultural, nomeadamente a produção literária, o gosto pela escrita e leitura e, simultaneamente, homenagear e perpetuar a memória do poeta Carlos Alberto Carranca de Oliveira e Sousa, falecido a 29 de agosto de 2019.

PUBLICIDADE

Presença constante em várias iniciativas de índole cultural e sociais promovidas pela Câmara Municipal, era uma pessoa de trato fácil, um apaixonado por esta terra e pelas suas gentes, tendo uma habitação no lugar do Prilhão, freguesia da Lousã e Vilarinho. 

Licenciado em História e doutorado em Língua e Cultura Portuguesa, era também ensaísta, declamador, animador cultural e cantor, especialmente intérprete e divulgador da canção de Coimbra, tendo escrito a biografia do seu amigo Luiz Goes, uma das vozes que marcaram o panorama cultural da cidade do Mondego, em meados do século XX.

PUBLICIDADE

publicidade

Com uma carreira profissional e artística muito relevante e diversificada, Carlos Carranca, era cidadão de mérito de Cascais e da Figueira da Foz, locais onde residia e onde nasceu respetivamente, e tinha sido distinguido em 2015 pela Câmara Municipal da Lousã com o Prémio Vicente Ferrer – Carreira, na Gala do Feriado Municipal, Prémios Lausus.

A criação de um Regulamento associado a este prémio pretende ser o veículo de regulação para a sua divulgação, posterior receção e análise de obras e a consequente atribuição do prémio associado, que se pretende seja um incentivo à criação, mas também uma recompensa à qualidade do trabalho desenvolvido pelos concorrentes.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE