Vamos

Lousã: Já se sabe quem venceu o Prémio Literário Carlos Carranca

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 26-03-2023

Realizou-se no dia 25 de março, como previsto, a sessão de spresentação pública do vencedor da 1.ª edição do Prémio Literário Carlos Carranca, uma sessão multifacetada que agradou ao numeroso público presente, que lotou o Salão Nobre dos Paços do Concelho da Lousã.

PUBLICIDADE

O público presente teve ocasião de escutar Luís Antunes, Presidente da Câmara Municipal da Lousã, na abertura desta sessão, enquadrando este prémio e a personalidade de Carlos Carranca, um lousanense de alma e coração, a que se seguiu o membro do júri, e em sua representação, António Vilhena, que falou da vida e obra de Carlos Carranca, e do seu percurso literário, e fazendo a ponte para a obra premiada, sobre a qual também discorreu.

Seguidamente, o escritor homenageado, Fernando Fitas, debruçou-se sobre as motivações e o trabalho do poeta enquanto artesão que, tal qual oleiro que molda o barro, trabalha a caneta e o papel, daí resultando textos como os que originaram a obra vencedora, “A clandestina idade dos pequenos segredos”. 

PUBLICIDADE

publicidade

Os presentes tiveram oportunidade de ouvir uma sessão de fados e guitarradas protagonizada pelos amigos indefetíveis de Carlos Carranca, Pardalitos do Mondego e Raízes de Coimbra.

Recorde-se que este Prémio foi criado em memória do Poeta Carlos Carranca, com fortes ligações pessoais e familiares à Lousã, tendo a Câmara Municipal da Lousã decidido pela sua criação como forma de o homenagear. Para além de homenagear este autor,o prémio pretende também incentivar a produção literária, a criatividade e o gosto pela escrita e a lusofonia, missão de vida do autor, e inscreve-se nas políticas culturais e de promoção do livro e da leitura da Câmara Municipal da Lousã.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE