Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Lousã investe 300 mil euros na estabilização de terrenos

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 25-02-2019

Dando sequência à aprovação de candidaturas aprovadas, a Câmara Municipal da Lousã encontra-se efetuar trabalhos de estabilização nas zonas afetadas pelos incêndios de 2017, nomeadamente na freguesia de Foz de Arouce e Casal de Ermio e de Serpins.

PUBLICIDADE

Os trabalhos que contemplam a limpeza de faixa com 10 metros nas linhas de água, plantação de espécies, obras de correção torrencial e substituição de sinalética da zona de caça e, no caso da intervenção na freguesia de Serpins, contempla ainda a limpeza de faixas de gestão secundária de combustíveis em aglomerados populacionais, significam um investimento total na ordem de 190 000€.

PUBLICIDADE

publicidade

Estes trabalhos que tiveram início em dezembro, estão a ser financiados pelo Programa de Desenvolvimento Rural (PDR 2020), operação 8.1.4 – Restabelecimento da floresta afetada por agentes bióticos e abióticos ou por acontecimentos catastróficos.

De referir que, também neste âmbito, a Câmara Municipal da Lousã, assinou em dezembro de 2018, uma adenda ao protocolo de cooperação com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), que tem como objetivo a recuperação de linhas de água afetadas pelos incêndios florestais de 2017, cujos trabalhos se iniciarão em breve.

PUBLICIDADE

O referido contrato programa, que contempla um valor de investimento de cerca de 100 mil euros, estabelece os procedimentos a observar, tendo em vista a operacionalização do mesmo, garantido, desta forma, a estabilização das referidas linhas, bem como a sua limpeza e escoamento, minimizando os efeitos de cheia e inundações.

A identificação e validação das intervenções prioritárias a efetuar foi definido pela Agência Portuguesa do Ambiente.

Para o Presidente da Câmara Municipal, Luís Antunes, “estas intervenções e o investimento aprovado assumem-se como prioritários na recuperação dos solos e da fauna e flora, para além a sua relevância na criação de condições de segurança – a vários níveis – nas zonas afetadas”.  

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com