Lousã integra projeto cultural em rede com Idanha-a-Nova, Águeda, Óbidos e São Pedro do Sul

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 05-01-2018

Os municípios de Idanha-a-Nova, Águeda, Lousã, Óbidos e São Pedro do Sul apresentaram hoje o projeto “5 municípios, 5 culturas, 5 sentidos”, cujo objetivo é afirmar novas centralidades culturais fora dos grandes centros urbanos.

PUBLICIDADE

lousã

O projeto liderado pela Câmara de Idanha-a-Nova, envolve mais quatro municípios da Região Centro e tem uma duração de três anos, sendo que os objetivos passam pela promoção de iniciativas culturais inovadoras, estimulação da criação artística e a reinterpretação cultural, através da imagem externa dos municípios envolvidos enquanto territórios que acolhem as artes e a criatividade.

PUBLICIDADE

“É isso que hoje estamos aqui [Centro Cultural Raiano de Idanha-a-Nova] a fazer, a aproximação de cinco municípios através da cultura”, afirmou o presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, durante a apresentação oficial do projeto.

Segundo o autarca, o investimento ao longo dos três anos deve atingir um milhão de euros, valor esse suportado pelos municípios e através de uma candidatura feita à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC).

PUBLICIDADE

publicidade

O projeto “5 municípios, 5 culturas, 5 sentidos” vai ter um plano integrado de iniciativas culturais desenvolvido e calendarizado em rede com todos os municípios envolvidos e aproveita as potencialidades e talentos de cada um na implementação de ações artístico-culturais da identidade territorial individual, sendo que o objetivo passa pela captação de fluxos de turismo cultural.

Cada um dos cinco territórios tem definida uma ação específica: Águeda (cultura criativa); Lousã (cultura pedagógica); Idanha-a-Nova (cultura musical); Óbidos (cultura literária) e São Pedro do Sul (cultura feminina).

O vice-presidente da Câmara de Águeda, Edson Santos, sublinhou a importãncia desta iniciativa que vai promover, não só os cinco municípios envolvidos, como toda a Região Centro.

“Hoje estamos ligados pela cultura para que todos saibam o que temos para oferecer. Somos mais ricos partilhando”, disse.

Já a vereadora da cultura do município da Lousã, Henriqueta Oliveira, sublinhou que este projeto, do ponto de vista geopolítico, afirma novas centralidades fora dos grandes centros urbanos.

“Juntos não pensamos mais, pensamos melhor. As redes são geradoras de cinergias, desde logo financeiras. A Lousã gosta de trabalhar em rede”, frisou.

A vereadora da cultura da Câmara de São Pedro do Sul, Teresa Sobrinho, realçou o “momento simbólico” desta união de esforços que surge do inesperado e do improvável.

“É um projeto que muito nos engrandece e que vai promover a intermunicipalidade cultural. Valorizamos a diversidade, a partilha e a multiculturalidade de cada território. Este é mais do que um projeto, é uma realidade única que queremos potenciar”, sustentou.

Por último, a diretora executiva da Óbidos Cidade Criativa da Literatura, Celeste Afonso, adiantou que faz todo o sentido que cinco municípios que aparentemente nada tinham em comum, transformem as suas diferençasnuma unidade.

“Com este projeto temos cinco câmaras que estão a afirmar a região Centro e, sobretudo para aqueles que acreditam que é pela cultura que nos podemos reafirmar e reinventar. Conseguimos que a cultura seja uma alavanca que levará a região Centro e estes cinco municípios, além de Portugal”, concluiu.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE