Coimbra

Lousã inaugura Ponte do Boque

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 10-02-2020

Dando resposta a um desafio da comunidade local, teve ontem lugar a cerimónia de inauguração da nova ponte sobre o Rio Ceira, junto ao lugar do Boque. 

PUBLICIDADE

A cerimónia – apesar de simples – contou com a presença de largas dezenas de pessoas, não só do Boque e dos lugares próximos, mas de todo o Concelho, que se uniram em torno deste equipamento para uma tarde de convívio, onde não faltaram diversos relatos sobre a história da Ponte e vários episódios nela vividos. 

A nova estrutura de atravessamento do Rio Ceira significa um investimento de 159 790,19€ + IVA e teve como objetivo melhorar a mobilidade e permitir aumentar a segurança da travessia e reforçar a capacidade da mesma relativamente à tonelagem das viaturas autorizadas a circular nesta estrutura. A nova ponte tem uma plataforma própria para circulação pedonal.

PUBLICIDADE

A empreitada engloba, também, a intervenção de alargamento de um pontão existente junto à referida ponto, cujos trabalhos se iniciarão nos próximos dias. 

A intervenção Luís Antunes, Presidente da Câmara Municipal destacou que “esta intervenção era um objetivo que o Executivo tinha bem presente e que foi possível concretizar dando resposta às legitimas aspirações dos utilizadores desta Ponte, em particular os residentes nos lugares mais próximos.”

PUBLICIDADE

publicidade

Na sua intervenção, o Autarca referiu ainda que “Uma ponte não serve só para unir margens, mas sim para unir também as pessoas”, sendo exemplo desta a união o momento ontem vivido.

De referir que a cerimónia contou ainda com intervenções da Presidente de Junta da Lousã e Vilarinho, Helena Correia, e do Presidente da Junta de Freguesia de Serpins, João Pereira.

A contextualização histórica sobre a ponte foi efetuada por Joaquim Seco, e teve também lugar a bênção da ponte pelo Padre Orlando Carrasqueira.  

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE