Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Lousã e Espírito Santo do Pinhal são territórios irmãos

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 20-03-2019

Após a estadia em Santos e a assinatura de um acordo de geminação com esta cidade Brasileira, a comitiva oficial da Lousã, constituída pelo Presidente da Câmara, Luís Antunes, Presidente da Assembleia, Carlos Seco e pelo Vereador Orlando Ferreira, está, desde ontem, em Espírito Santo do Pinhal.

PUBLICIDADE

Foi nesta cidade brasileira em que na segunda metade do século XIX, o Comendador João Elisário Montenegro, um Lousanense de referência, desenvolveu um trabalho que contribuiu de forma muito relevante para o desenvolvimento deste território, tendo hoje sido assinada pelo Prefeito Sérgio Bianchi a Lei Municipal que consolida a Lousã e Espírito Santo do Pinhal como territórios Irmãos.

PUBLICIDADE

publicidade

A comitiva visitou, também, o túmulo do Comendador, prestando desta forma homenagem a esta figura da história que foi o impulsionador de diversas obras e equipamentos ainda existentes em Espírito Santo do Pinhal, como por exemplo a Estação Ferroviária, que assinala este ano 130 anos, o Hospital Francisco Rosas e o próprio chalet onde este residiu.

A visita, a exemplo do que aconteceu em Santos, tem sido marcada por uma carga emotiva muito forte, sendo muito sentido o reconhecimento que esta comunidade tem para com o Comendador Montenegro e os 29 homens e mulheres Lousanenses que, em 1867, fundaram a colónia Nova Louzã.

PUBLICIDADE

João Elisário Montenegro era homem de visão, de ideias democráticas e humanistas bastante avançadas para a época, tendo abraçado as causas da abolição da escravatura e do latifúndio, mas também da imigração. As suas ideias influenciaram outros fazendeiros e políticos da época, contribuindo para o fim do regime esclavagista no Brasil.

Era um trabalhador incansável, pessoa desprendida, usando do seu património, com abnegação em prol do bem comum e público, a bem da instrução e da benemerência. Pertenceu a inúmeras instituições humanísticas, de benemerência, ligadas ao assistencialismo, religião, cultura, desporto, saúde, educação, arte e cultura.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com