Coimbra

Lousã celebra Zeca Afonso com jantar concerto

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 21-02-2019

À semelhança de anos anteriores, a Lousã vai celebrar José Afonso e a sua obra, esta sexta-feira, às 19:30, com um jantar concerto no qual estão inscritas mais de 50 pessoas da localidade e de concelhos vizinhos.

PUBLICIDADE

O encontro realiza-se no restaurante Portas Largas, em frente à EDP, com uma sala inteiramente reservada para o efeito, e conta com a participação dos músicos João Queirós, Arménio Santa, António Santos Simões e Luís Garção, além da poetisa peruana Julia Wong, que se desloca expressamente à Lousã para integrar a evocação do autor de “Grândola, Vila Morena” e declamará alguns poemas.

PUBLICIDADE

Esta festa da fraternidade inclui música ao vivo, poesia e intervenções.

José Manuel Cerqueira Afonso dos Santos morreu em Setúbal, há 32 anos, em 23 de fevereiro de 1987. Nascido em Aveiro, em 1929, faria 90 anos em 2 de agosto.

PUBLICIDADE

publicidade

Em Coimbra, onde estudou, em meados do século XX, fez muitos amigos entre os opositores à ditadura de Salazar, como o médico Manuel Louzã Henriques, oriundo da Serra da Lousã, então jovem estudante universitário e membro da República Palácio da Loucura.

“Cabe-nos a alegria, mas também a enorme responsabilidade cívica, de demonstrarmos ao mundo que Zeca Afonso continua bem vivo 32 anos após o seu desaparecimento físico”, referem os organizadores.

Associam-se ao programa as cooperativas culturais Trevim e Arte-Via, bem como a Liga de Amigos do Museu Etnográfico Louzã Henriques.

Mais uma vez, a organização conta com o apoio do jornal Trevim e de vários seguidores da obra do criador de “Vampiros” e dos valores que ele representa.

“Querem melhor Panteão para Zeca, nacional e tão cristalino, do que a alma do povo português, onde homem e obra habitarão para sempre?”, concluem os promotores.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE