Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Lousã avança com compostagem comunitária na aldeia serrana da Cerdeira

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 05-04-2019

O lugar da Cerdeira, que integra a rede turística Aldeias do Xisto, iniciou um projeto-piloto de compostagem comunitária para recolha seletiva de resíduos ou seu tratamento local, anunciou hoje o município da Lousã.

PUBLICIDADE

“Pretende-se com este projeto que todos os resíduos valorizáveis gerados na aldeia da Cerdeira sejam recolhidos seletivamente ou tratados localmente com baixo impacto ambiental e redução da pegada de carbono”, afirma a autarquia em comunicado.

O projeto de compostagem comunitária, que envolve a Câmara Municipal, presidida por Luís Antunes, avança no âmbito da iniciativa “Aldeias Resíduos Zero”, financiada pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) do Portugal 2020.

PUBLICIDADE

publicidade

Para assinalar o início do projeto, a autarquia celebrou há uma semana um protocolo com o empreendimento Cerdeira – Home for Creativity, em plena Serra da Lousã, no distrito de Coimbra, que recebeu um compostor comunitário e 30 recipientes para resíduos orgânicos.

No âmbito do protocolo, a Câmara Municipal compromete-se também “a disponibilizar um técnico especializado para acompanhar o processo e toda a informação relevante para o processo”.

PUBLICIDADE

Aqueles resíduos passam a ser tratados na povoação, permitindo um “baixo impacto ambiental e redução da pegada de carbono, comparativamente às atuais práticas de recolha e transporte para as centrais de tratamento mecânico e biológico” da empresa Resíduos Sólidos do Centro (ERSUC).

“Tecnologias simples, mas avançadas, usando a compostagem em tambores rotativos, ainda pouco conhecidas e divulgadas em Portugal, aceleram o processo e tornam-no aceitável para os utilizadores”, adianta a nota.

Para a Câmara da Lousã, “a recolha de resíduos em zonas remotas de baixa densidade populacional e pressão sazonal”, nos fins de semana, verão e épocas festivas, “é um desafio singular”.

“Este processo é especialmente útil em zonas de montanhas com temperaturas negativas no inverno. Este procedimento, comum no centro e norte da Europa, permite a degradação dos resíduos sem libertar odores desagradáveis”, sublinha.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com