Coimbra

Lousã apresenta Feira do Mel & Castanha e cerveja Lausus (com vídeo)

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 22-10-2019

 

Mais de 150 expositores vão participar na 30.ª edição da Feira do Mel e Castanha da Lousã, cujo evento pretende ser um estímulo adicional aos produtores destas áreas, anunciou hoje o município.

PUBLICIDADE

Arnaldo Baptista (Paxis) e Luís Antunes (Câmara da Lousã)

“Apesar das dificuldades na produção, sobretudo por causa dos incêndios de 2017, este certame tem uma grande importância no escoamento do mel, que é dos melhores do mundo”, salientou o presidente do município do distrito de Coimbra, Luís Antunes.

O autarca, que falava na Cervejaria Paxis em Coimbra na apresentação da feira, que se realiza de 15 a 17 de novembro, realçou que se trata de um evento “com várias caraterísticas, desde logo uma marca identitária das atividades imemoriais da nossa comunidade”, que procura aliar a tradição à promoção do território.

PUBLICIDADE

publicidade

“É uma feira que conjuga a nossa identidade com aspetos inovadores, que, ano após ano, tem cativado cada vez mais público”, sublinhou.

Segundo Luís Antunes, o município faz “um investimento forte” na iniciativa porque tem “consciência da sua importância, especialmente desde 2017”.

PUBLICIDADE

Ana Paula Sançana, diretora-geral da Cooperativa Lousãmel, frisou que o setor está a ter “uma excelente recuperação”, apesar das adversidades que a atividade atravessa, depois dos incêndios de 2017 e da ameaça da vespa velutina.

Ana Paula Sançana, Arnaldo Baptista, Luís Antunes, Susana Meneses e José Brito

Uma semana antes da feira, para o dia 09 de novembro, no auditório da Biblioteca Municipal, está prevista a realização de um seminário intitulado “À volta das abelhas”, dirigido aos apicultores.

A feira deste ano vai ser enriquecida com o lançamento de uma cerveja Lausus-Lousã, produzida por cervejaria Praxis, de Coimbra, com ervas aromáticas da Serra da Lousã, entre elas o pejo, hortelã e lúcia-lima.

Dos mais de centena e meia de expositores, cerca de 20 são apicultores com mel da Denominação de Origem Protegida Serra da Lousã, 18 vendedores de castanha e frutos secos e 60 artesãos de todo o país.

O evento decorre no Parque Municipal de Exposições da Lousã e em três tendas circundantes, num total de 5.000 metros quadrados, e conta com um vasto programa de animação durante os três dias.

 

 Veja o vídeo do Direto NDC:

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE