Loja maçónica levanta colunas no Quartel de Santa Clara

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 20-11-2017

A Grande Loja Feminina de Portugal “levantou colunas” em Coimbra com uma nova loja, a Loja Atena.

PUBLICIDADE

centro de cultura portuguesa

Aconteceu a 11 de Novembro, pelas 15:00, no  discreto Centro de Cultura Portuguesa, em pleno Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, mais conhecido por Quartel de Santa Clara.

PUBLICIDADE

Curiosamente, a sessão de abertura da loja maçónica decorreu no dia em que por aquelas bandas os intelectuais da cidade inauguravam a Bienal de arte Anozero e jovens escuteiros desenvolviam mais uma das suas boas ações.

Discretamente, irmãs e irmãos foram entrando no belo edifício da Calçada de Santa Isabel, mas como a cerimónia foi à porta fechada, não podemos revelar quem era anfitrião ou convidado.

PUBLICIDADE

publicidade

No entanto, porque vimos,  podemos garantir que estiveram presentes figuras masculinas e femininas que ocupam cargos médios ou superiores em conhecidas instituições públicas, universitárias, académicas e municipais de Coimbra.

Esta é a segunda loja da maçonaria feminina em Coimbra, onde a Loja Isis funciona desde 2003.

A cerimonia foi presidida por Isabel Maria Corker, Grã-Mestre da Grande Loja Feminina de Portugal, senhora com origens em Coimbra.

Isabel Corker em mensagem que se pode ler no site da Grande Loja afirma que “a Maçonaria tem despertado, ao longo dos tempos, muita curiosidade e muita especulação.Uns dizem ser uma sociedade secreta, outros dizem ser uma organização discreta”.

Na verdade, a Maçonaria é uma Ordem iniciática, filantrópica e humanista, que desenvolve o seu trabalho no aperfeiçoamento espiritual dos seus membros, tendo como fim o aperfeiçoamento moral,  intelectual e espiritual da Humanidade, salienta a Grã-Mestre.

Uma irmã menos dada aos segredos da maçonaria confidenciou-nos que em Santa Clara estiveram presentes representantes de lojas de Norte a Sul, tendo destacado a participação das lojas Unidade e Mátria,  Lusitânia, Invicta e Claridade, mas preferiu não adiantar quem é quem na jovem Atena.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE