Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Logo à Tarde Vai Estar Frio

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 20-01-2017

“Logo à Tarde Vai Estar Frio”, romance de autoria de António Canteiro,  será apresentado na Casa da Escrita da Câmara Municipal de Coimbra, no dia 21 de janeiro, às 17:00, por Carlos Fiolhais (Professor Catedrático de Física na Universidade de Coimbra e atual diretor da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra).

PUBLICIDADE

unnamed (53)

A obra foi inspirada na vida e obra do poeta António Nobre e a sua passagem por Coimbra. De resto, a imagem de capa do livro alude à Torre de Anto (onde residiu António Nobre), imortalizada pela breve passagem do poeta nesta cidade, classificada como Monumento Nacional desde 1935, património municipal desde 1965 e atualmente com funções museológicas albergando o Núcleo da Guitarra e do Fado de Coimbra da CMC.

PUBLICIDADE

publicidade

Escrito numa prosa poética, este romance segue uma linha criativa ao mesmo tempo simples nos vocábulos e profunda nos sentidos. Trata-se de uma biografia poética romanceada em que o autor desenvolve uma narrativa recheada de lembranças, detalhes da vida académica, em Coimbra, com olhar atento sobre o mundo e sobre os outros, com sentimento e emoção.

Num registo sereno, sossegado, e simultaneamente vivo e cativante, o livro de António Canteiro é realista na demarcação espacial e temporal nos capítulos, conduzindo o leitor pela história de vida do poeta de “SÓ”, num convite à doçura das palavras, ao tom harmónico da música, que incita a saborear cada mensagem, deixando-se conduzir pelas suas linhas, ao longo das 116 páginas que compõem a obra.

PUBLICIDADE

A sessão conta com a participação da Orquestra dos Antigos Tunos da Universidade de Coimbra e a presença dos cantores Paulo Amador e Fábio Borges.

O romance “Logo à Tarde Vai Estar Frio” (edição Gradiva, 2016) foi galardoado, em 2013, com Menção Especial do Júri, no Prémio Literário João José Cochofel/Casa da Escrita, promovido pela CMC. Venceu, em 2014, o Prémio Literário Maria Amália Vaz de Carvalho.

António Canteiro, pseudónimo de João Carlos Costa da Cruz, nasceu em 1964, em S. Caetano. Vive atualmente em Barracão, Febres – Cantanhede. É Técnico Superior de Reinserção Social, no Estabelecimento Prisional de Aveiro.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com