Coimbra

Livro “Património da Humanidade do Centro de Portugal” apresentado na Universidade de Coimbra (com vídeo)

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 16-07-2019

O Laboratório Chimico do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra acolheu, neste dia 16 de julho, a sessão de apresentação do livro “Património da Humanidade do Centro de Portugal”.

PUBLICIDADE

Manuel Machado, Amílcar Falcão e Pedro Machado

Manuel Machado, presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Amílcar Falcão, reitor da Universidade de Coimbra e Pedro Machado, presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro deram as boas vindas aos presentes no eventos

A sessão contou ainda com um painel dedicado ao tema “A importância do Património na promoção turística do Centro de Portugal”.

PUBLICIDADE

publicidade

A obra “Património da Humanidade do Centro de Portugal” foi desenvolvida e coordenada pelo estúdio do do designer Eduardo Aires e resulta de um desafio lançado a quatro autores e quatro fotógrafos para retratar os lugares Património da Humanidade da Unesco da Região Centro.

Fernando e Sérgio Guerra, Nuno Moreira, Jorge Alarcão ou Carla Alexandra Gonçalves são apenas alguns dos autores e artistas que participam na publicação.

PUBLICIDADE

Para além de uma tentativa de condensar a história e importância destes lugares num único livro, os autores procuraram destacar, através de um olhar novo, contemporâneo e artístico, a “distintiva marca humana” associada a este património e ao território onde este se inscreve. Uma marca presente tanto pela visão autoral de cada um dos seus intervenientes, como pelos retratos destes espaços patrimoniais enquanto lugares vivos e “com gente dentro”, como aliás reflete Eugénio Maia do Amaral, Diretor-Adjunto da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra e cocoordenador editorial da publicação, no prefácio deste livro.

No momento de apresentação do livro decorreu uma conversa entre os coordenadores, os fotógrafos e os autores da publicação, sobre as inspirações que estes excecionais lugares – o Mosteiro de Alcobaça, o Mosteiro da Batalha, a Universidade de Coimbra, Alta e Sofia e o Convento de Cristo, em Tomar – podem evocar no presente.

De seguida, a partir deste exercício e das temáticas que têm vindo a ser trabalhadas ao longo dos dois anos de intervenção do projeto Lugares Património Mundial do Centro, foi debatido o papel do património cultural e, particularmente do projeto, na promoção da riqueza e diversidade turística da Região Centro.

A sessão foi uma das primeiras iniciativas onde se pretende revelar o legado da rede de promoção, qualificação e valorização turística dos quatro lugares Património Mundial do Centro de Portugal, criada em 2017 e que une a Turismo Centro de Portugal, os municípios de Alcobaça, Batalha, Coimbra e Tomar e a Universidade de Coimbra.

No Direto do vídeo NDC pode ver o que aconteceu na sessão de abertura com Manuel Machado, Amilcar Falcão e Pedro Machado:

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE