Coimbra

Livro “Património da Humanidade do Centro de Portugal” apresentado em Coimbra (com vídeo)

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 16-07-2019

O Auditório do Laboratório Chimico do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra acolheu esta tarde a sessão de apresentação do livro “Património da Humanidade do Centro de Portugal”.

PUBLICIDADE

Após a sessão de boas-vindas, que contou com intervenções de Amílcar Falcão, Reitor da Universidade de Coimbra, Manuel Machado, Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, e Pedro Machado, Presidente do Turismo Centro de Portugal, o designer Eduardo Aires, responsável pelo conceito da obra, apresentou o luxuoso volume, que resulta de um desafio lançado a quatro autores e quatro fotógrafos para retratar os lugares Património da Humanidade da UNESCO na Região Centro: o Mosteiro de Alcobaça, o Mosteiro da Batalha, a Universidade de Coimbra, Alta e Sofia e o Convento de Cristo, em Tomar.

Manuel Machado, Amilcar Falcão e Pedro Manchado

António Eugénio Maia do Amaral, diretor-adjunto da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra e cocoordenador editorial da publicação, fez também uma intervenção a propósito do conteúdo do livro, assim como os autores Saúl António Gomes (texto “Mosteiro da Batalha”), Carla Alexandra Gonçalves (texto “Mosteiro de Alcobaça”) e Óscar Almeida (fotógrafo do capítulo Universidade de Coimbra, Alta e Sofia), que explicaram a sua visão do património a que se dedicaram.

PUBLICIDADE

Houve ainda tempo para um painel dedicado ao tema “A Importância do Património na Promoção Turística do Centro de Portugal”. Moderado pelo jornalista Camilo Soldado, do “Público”, o painel foi protagonizado por Carlos Martins, coordenador do projeto Lugares Património Mundial do Centro, e Delfim Leão, Vice-Reitor da Universidade de Coimbra.

A sessão terminou com duas reflexões finais, a cargo de Ana Abrunhosa, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, e Suzana Menezes, Diretora Regional de Cultura do Centro.

PUBLICIDADE

publicidade

Esta sessão de apresentação constituiu uma das primeiras iniciativas que revelarão o legado da rede de promoção, qualificação e valorização turística dos quatro lugares Património Mundial do Centro de Portugal, criada em 2017 e que une o Turismo Centro de Portugal, os municípios de Alcobaça, Batalha, Coimbra e Tomar e a Universidade de Coimbra.

Veja  vídeo do Direto NDC:

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE