Lisboa recebe recriação “Condeixa – o Vislumbre de um Império”

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 26-05-2017

 

PUBLICIDADE

A Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova promove, este sábado, no Jardim da Torre de Belém, em Lisboa, a apresentação promocional de “Condeixa – o Vislumbre de um Império”, que este ano decorrerá nos dias 17 e 18 de junho, em Conimbriga, dedicado ao tema “A inauguração das Estátuas Imperiais”.

unnamed (28)

PUBLICIDADE

Trata-se do maior evento de recriação histórica da vida dos romanos realizado em Portugal, que acontece anualmente em junho, pelo quarto ano consecutivo, com entrada gratuita, no cenário vivo das Ruínas de Conimbriga.

“O evento ´Condeixa – O Vislumbre do Império´atingiu já um interesse público e uma projeção mediática muito relevante, o que é extraordinamente importante, na medida em que constitui um suporte importante da promoção da candidatura das Ruinas de Conimbriga a Património Mundial da UNESCO”, sublinha Nuno Moita, presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova.

PUBLICIDADE

publicidade

Além disso, “é mais um veículo de promoção daquele património nacional e do novo Museu Portugal Romano em Sicó – PO.RO.S, recentemente inaugurado, que é um dos mais modernos e inovadores museus do país e o maior centro interpretativo da Romanização em toda a Europa”, acrescentou o edil.

Centenas de figurantes e vários grupos de animação dão vida a um imponente espetáculo. A vila de Condeixa-a-Nova transfigura-se: cortejo imperial, lutas de gladiadores, acampamento de legionários, demonstração de falcoaria, mercado romano, danças exóticas, artífices ao vivo são apenas algumas das atrações de um evento que, a cada ano, acrescenta elementos surpreendentes à sua programação.

Cada edição apresenta um tema dominante, inspirado num acontecimento ou dimensão marcantes da antiga cidade romana de Conimbriga.

A apresentação do evento em Lisboa vai decorrer este sábado, no Jardim da Torre de Belém, entre as 14:30 e as 18:00, e contará com a presença do presidente da Câmara de Condeixa-a-Nova, Nuno Moita, e do executivo de Lisboa, liderado por Fernando Medina.

Na ocasião, serão anunciados  protocolos de parceria entre os municípios de Condeixa e de Lisboa no sentido de aproximar os dois territórios na partilha de experiências no domínio cultural.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE