Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Liga Contra o Cranco promove formação sobre “Sexualidade, Fertilidade e Cancro”

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 06-05-2019

Nos dias 21 e 28 de maio de 2019, o Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) promove, em Viseu, uma ação de formação na temática da “Sexualidade, Fertilidade e Cancro”, dirigida a profissionais de saúde.

PUBLICIDADE

O cancro e seus tratamentos podem resultar num impacto psicossocial significativo para o doente e sua família. Uma comorbilidade psiquiátrica, crise espiritual, mudança na rotina diária e estilo de vida e alterações nas relações familiares e sociais podem ocorrer ao longo do curso da doença, sendo a qualidade de vida uma das áreas mais afetadas pelo cancro, incluindo o funcionamento sexual.

PUBLICIDADE

publicidade

Quer o diagnóstico, quer o tratamento do cancro podem aumentar o risco de infertilidade e conduzir a dificuldades ao nível da intimidade e sexualidade, com causas quer físicas, quer psicológicas.

A iniciativa conta com a intervenção de um conjunto de especialistas que vão refletir e debater questões sobre comportamento e disfunções sexuais em doentes oncológicos e ainda sobre matérias relacionadas com a fertilidade.

PUBLICIDADE

A ação de formação “Sexualidade, Fertilidade e Cancro”, organizada pela LPCC, tem lugar a 21 e 28 de maio, em Viseu, e é especificamente dirigida a profissionais de saúde. Estão disponíveis 40 vagas para a participação no curso.

Pretende-se, assim, dar ferramentas a estes profissionais para que eles possam melhor auxiliar no aconselhamento e intervir quanto a dificuldades sexuais e questões de preservação da fertilidade dos doentes oncológicos.

A nova edição do curso realiza-se na Delegação de Viseu da Liga Portuguesa Contra o Cancro (Rua Frei Joaquim Santa Rosa de Viterbo, Lt.95, R/c Fração C (Qta.GaloJugueiros), na sequência de uma assinalável procura por parte dos profissionais de saúde para ampliar os seus conhecimentos sobre este assunto.

A concretização da iniciativa no distrito de Viseu tem, ainda, como objetivo primordial assegurar que a LPCC crie pontos de proximidade e apoio, através das suas delegações distritais. Desta formação, espera-se que resultem importantes implicações para a prática clínica, nomeadamente no

O curso “Sexualidade, Fertilidade e Cancro” tem o patrocínio científico da Sociedade Portuguesa de Oncologia, do Centro de Preservação da Fertilidade (CHUC), e da Sociedade Portuguesa de Medicina da Reprodução. A participação é gratuita. Mais informações disponíveis aqui (www.ligacontracancro.pt/cursofertilidade)

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com