Mundo

Líder da Renamo acusa Presidente da República moçambicano de promover consumo de álcool em plena pandemia  

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 06-04-2021

O líder da Renamo, principal partido da oposição em Moçambique, Ossufo Momade, acusou hoje o Presidente da República, Filipe Nyusi, de “promover” o consumo de bebidas alcoólicas em plena pandemia de covid-19, por ter inaugurado uma fábrica de cerveja.

PUBLICIDADE

Ossufo Momade fez a crítica numa comunicação que leu aos jornalistas em Maputo e que não teve direito a perguntas.

“Surpreende-nos que o mesmo Presidente da República esteja a promover” o consumo de bebidas alcoólicas “com a inauguração da fábrica de cerveja, o que nos parece ser um paradoxo”, afirmou Momade.

PUBLICIDADE

Filipe Nyusi inaugurou na semana passada uma unidade de produção da empresa Cervejas de Moçambique (CDM) no distrito de Marracuene, provín cia de Maputo, orçada em 180 milhões de dólares (152,1 milhões de euros).

O presidente da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo) considerou contraproducente que Filipe Nyusi tenha aparecido em público num evento associado à venda e consumo de cerveja, num contexto em que impôs restrições nos horários de funcionamento de bares, no âmbito da prevenção de covid-19.

PUBLICIDADE

publicidade

“Devido à pandemia de covid-19, o Presidente da República impôs várias medidas restritivas, incluindo a venda e consumo de bebidas em determinados horários, o encerramento de barracas e bares, como forma de reduzir a contaminação deste vírus”, recordou Ossufo Momade.

A postura de Filipe Nyusi, prosseguiu o líder da Renamo, manifesta uma “incoerência governativa” lesiva ao esforço de mobilização da sociedade moçambicana na luta contra o novo coronavírus.

Moçambique contabiliza 782 óbitos e 68.227 casos, dos quais 83% recuperados.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE