Educação

Licenciaturas com 2.370 novas vagas para alunos de vias profissionalizantes e ensino artístico

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 11-07-2020

O próximo ano letivo vai ter 2.370 novas vagas em 456 licenciaturas para alunos que concluíram o secundário pela via profissionalizante ou pelo ensino artístico, revelou hoje o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES).

PUBLICIDADE

Numa nota enviada às redações, o ministério avança que foram já criados três consórcios de instituições de ensino superior que garantem a realização dos exames específicos para a admissão de alunos por esta nova via de ingresso, consubstanciando a aposta do Governo em “elevar o nível de qualificações e competências” da sociedade portuguesa.

“Atualmente, 45% dos estudantes do ensino secundário frequentam as vias profissionalizantes, mas a sua participação no ensino superior tem-se mantido a um nível muito baixo”, assume o MCTES, acrescentando que a iniciativa se insere “no objetivo nacional de garantir que até ao final da legislatura cerca de 40% dos estudantes das vias profissionalizantes prossigam estudos no ensino superior, representando cerca de 10.000 inscritos até 2023”.

PUBLICIDADE

publicidade

Os consórcios incluem instituições politécnicas, bem como as universidade do Algarve, Évora, Trás-os-Montes e Alto Douro, Madeira e Açores.

De acordo com o MCTES, as provas vão realizar-se na semana de 20 a 24 de julho.

PUBLICIDADE

No Norte e no Sul têm lugar em 24 de julho e no Centro decorrem nos dias 21, 22 e 23 de julho.

“O concurso especial para titulares dos cursos de dupla certificação de nível secundário e cursos artísticos especializados foi adequado às condições específicas dos estudantes provenientes das vias profissionalizantes do nível secundário, avaliando competências necessárias para frequência do ensino superior”, pode ler-se ainda na nota divulgada.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE