Coimbra

Liceia assinalou os 102 da passagem de paróquia civil a freguesia

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 25-06-2018

 

PUBLICIDADE

Os 102 anos da publicação da Lei n.º621, de 23 de junho de 1916, que transformou as paróquias civis em freguesias, foi o pretexto para a Junta de Freguesia de Liceia, no concelho de Montemor-o-Velho, organizar um programa comemorativo que contou com a celebração de uma missa – presidida por D. Manuel Pelino, bispo emérito da diocese de Santarém e antigo pároco em Liceia, e concelebrada por João Otávio, pároco de Liceia – e com uma animada tarde cultural e de convívio no pavilhão do Parque de Máquinas e Afins da Freguesia de Liceia, no dia 23 junho.

PUBLICIDADE

publicidade

O presidente da Junta, Joaquim Martinho, aproveitou o momento para deixar palavras de agradecimento a todos os que tornaram possível a iniciativa e deixou um elogio especial à sua equipa – Sandra Domingues (secretária) e Margarida Gante (tesoureira) – “pela preparação de trabalho de excelência e que permitiu a realização de uma exposição com fotos antigas da nossa freguesia e a apresentação de alguns monumentos e vivências de Liceia”.
No momento, Margarida Gante esclareceu: “Tentámos recolher um pouco da história de Liceia e esperamos que, no futuro e com a ajuda de todos, se consiga aumentar o espólio”.

Ao fazer referência ao trabalho da Junta de Freguesia de Liceia e à dinâmica do seu presidente, o Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, deixou também palavras de reconhecimento a Sandra Domingues e a Margarida Gante e referiu: “Vieram engrandecer a equipa. Espero que continuem com o mesmo entusiasmo porque Liceia merece”.

PUBLICIDADE

O muito participado momento festivo contou também com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal, José Veríssimo, e da presidente da Junta de Freguesia de Ferreira-a-Nova, Susana Monteiro.

Antes do lanche de confraternização, o fado fez-se ouvir no Parque de Máquinas e Afins da Freguesia de Liceia com Cesário Rama (na viola e voz), Sílvio Girão (guitarra) e as vozes de Cristina Caixeiro, Castela Parreira, Soraia Cardoso e João Parreira.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE