Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Universidade

Lição de Jubilação da Professora Maria Luisa Sá e Melo

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 15-12-2014

Na próxima quarta-feira, dia 17 de dezembro, pelas 12:00, no Anfiteatro Caetano de Santo António, no Edifício da Faculdade de Farmácia, no Polo das Ciências da Saúde (Polo III), vai ter lugar a Lição de Jubilação da Professora Maria Luisa Sá e Melo.

PUBLICIDADE

Maria Luisa Campeão Fernandes Vaz de Sá e Melo é Professora Catedrática de Química Farmacêutica da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra. Em 1962 matriculou-se na Escola de Farmácia da Universidade de Coimbra, onde obteve o bacharelato, prosseguindo os estudos na Universidade do Porto, onde concluiu a licenciatura em Farmácia em 1967. Em 1979 obteve o PhD em Química, na Universidade de Londres, sob orientação do Professor David Kirk e a equivalência ao doutoramento em Farmácia, na especialidade de Química Farmacêutica, pela Universidade de Coimbra.

Assume então o cargo de professora auxiliar, vindo a ser a primeira professora de Química Farmacêutica em Coimbra. A investigação em esteróides, seja no que respeita a novos processos e novas reações, seja no que respeitaa novas moléculas com atividades biológicas, permitiram sedimentar uma área de especialização que ainda hoje continua a ser produtiva, afirmando o seu grupo como uma referência nacional e internacional nesta área científica.

Atualmente lidera o Grupo de Química Medicinal e Descoberta de Fármacos, do CNC – Centro de Neurociências e Biologia Celular de Coimbra, focado na terapêutica do cancro e em doenças infecciosas.

A afirmação da Química Terapêutica no nosso País mereceu o seu especial empenho. Foi impulsionadora da criação do Grupo de Química Terapêutica da Sociedade Portuguesa de Química e primeira presidente deste Grupo. Concretizou a integração do grupo português na Federação Europeia de Química Medicinal e preparou a candidatura de Portugal à organização do International Symposium on Medicinal Chemistry, a principal reunião científica europeia da área da Química Medicinal, que teve lugar em 2014 em Lisboa.

A par das atividades de ensino e de investigação, teve uma notável dedicação à estrutura organizativa da Faculdade de Farmácia e da Universidade. Integrou a Assembleia de Representantes, a Assembleia da Universidade, o Senado da Universidade, o Conselho Pedagógico, o Conselho Diretivo, a Comissão Interuniversitária da Reforma do Ensino Farmacêutico. Ocupou os cargos de Diretora do Laboratório de Química Farmacêutica, Coordenadora Científica do Centro de Estudos Farmacêuticos e Presidente do Conselho Científico.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com