Coimbra

Lendário João Brandão inspira tema do novo disco da conimbricense banda Ginga

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 23-10-2018

 

PUBLICIDADE

A figura lendária de João Brandão inspira o tema principal do último CD da banda Ginga, de Coimbra, que vai ser lançado em diferentes plataformas digitais no dia 02 de novembro.

PUBLICIDADE

publicidade

O disco “Insano” acaba por ser “aquele que melhor retrata a essência da banda”, disse hoje à agência Lusa o músico Arménio Santa.

“O rock sente-se em todos os temas, elevando a música de raiz para um patamar pelo menos diferente”, adiantou, explicando que o título do CD – “Insano” – traduz o trabalho criativo que a formação iniciou há 18 anos em Coimbra, como aposta na “desconstrução da música tradicional”.

PUBLICIDADE

Arménio Santa sublinhou que os Ginga, “não deixando nunca de partir das origens”, assumem-se sobretudo como “banda de rock” com influências da música popular portuguesa.

O pré-lançamento deste quarto disco vai acontecer no dia 31 de outubro, no programa “Santos da Casa” da Rádio Universidade de Coimbra (RUC), seguindo-se, no dia 01 de novembro, o lançamento do videoclipe com o tema “Carolina Augusta”, nome da amada de quem o salteador João Brandão, “Terror das Beiras”, se despediu em 1870, quando partiu para o degredo em Angola, onde morreu dez anos depois.

Com música do próprio Arménio Santa e letra do cancioneiro popular, “Carolina Augusta” aborda a vida de João Brandão, “figura incontornável” das lutas liberais nas Beiras, “quer se goste dele, quer não se goste”, em meados do século XIX, afirmou.

João Brandão nasceu em 1825 em Midões, no concelho de Tábua, cuja Biblioteca Municipal tem o seu nome, e morreu no Bié, Angola, em 1880, tendo sido acusado de assaltos e outros crimes violentos em diferentes municípios das Beiras, muitas vezes sem provas.

O lançamento do disco nas plataformas digitais Spotify, iTunes, Apple Music e Youtube, entre outras, está programado para 02 de novembro, enquanto o concerto de apresentação vai realizar-se no dia seguinte, em Manteigas, distrito da Guarda.

“Temas tradicionais recolhidos no cancioneiro português, mesclados num sopro criativo destemido de linguagem rock progressivo”, refere a banda numa caracterização do novo disco, onde os sons das guitarras elétricas “contrastam com uma concertina, ora dócil, ora feroz, evocando a alma poética e bravia de um povo”.

Outras apresentações do CD estão agendadas para os dias 01 e 08 de dezembro, nos espaços da FNAC, em Leiria e Viseu, respetivamente.

Os restantes discos editados pelos Ginga são os seguintes: “O outro lado” (2002), “Celebratio” (2006) e “Ao vivo” (2008).

A banda integra António Simões, Arménio Santa, Licínio Santos, David Lopes e Luís Formiga.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE