Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Saúde

Lembras-te de qual era o título desta notícia?

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 26-03-2014

A doença de Parkinson (DPk) é a segunda doença neurodegenerativa com maior prevalência, estimando-se que atinja cerca de 13 mil (1,29/ 1000) pessoas em Portugal.

PUBLICIDADE

Estes são alguns dos resultados do primeiro Estudo Epidemiológico de Avaliação da Prevalência da Doença de Parkinson em Portugal (PrevPark), promovido pela Associação Portuguesa de Doentes de Parkinson (APDPk), com o apoio da Direcção Geral da Saúde (DGS).

De acordo com o estudo PrevPark, dos casos de doentes identificados, a maioria eram homens com mais de 65 anos, apresentavam sintomas moderados e estavam fisicamente independentes (estádio 2 e 3 de Hoehn & Yahr modificado).

PUBLICIDADE

publicidade

Para Joaquim Ferreira, neurologista e coordenador científico do estudo, “os resultados obtidos são semelhantes aos reportados por outros estudos europeus, mas abaixo das expectativas iniciais em relação à população portuguesa. Contudo, o facto do estudo apenas incluir uma abordagem domiciliária e não a visita a lares e outras instituições residenciais ou hospitalares pode ter sido um condicionante para a determinação desta estimativa.”

E conclui: “Portugal é um dos países com maior prevalência da mutação do gene LRRK2-G2019S, a causa genética mais frequente de doença de Parkinson. Contudo este estudo não sugere que esta alteração genética condicione um aumento global da prevalência da doença em Portugal, comparativamente com outros países ocidentais”.

PUBLICIDADE

O Estudo Epidemiológico de Avaliação da Prevalência da Doença de Parkinson em Portugal será apresentado no dia 29 de Março, durante o Congresso Nacional da Sociedade Portuguesa das Doenças do Movimento (SPMOV), que decorre entre os dias 28 e 30 de Março no Hotel Golf & Mar, no Vimeiro. No dia 30, último dia do Congresso, às 10h30, Paulo Teixeira Pinto, vai dar o seu testemunho enquanto doente de Parkinson (ver programa em anexo).

A doença de Parkinson é uma doença neurológica degenerativa do sistema nervoso central, para a qual ainda não existe cura. É a segunda doença neurodegenerativa mais comum, atingindo 1% da população mundial com idade igual ou superior a 65 anos.

 

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com