Leiria convidada a aliar-se a Coimbra Capital Europeia da Cultura

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 06-02-2018

A “provocação” do vereador da Cultura de Leiria, que afirmou que o seu concelho tem mais coesão que candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura, não ficou sem resposta.

PUBLICIDADE

Carina Gomes, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Coimbra, respondeu ao seu colega de Leiria.

Ontem, na reunião do executivo municipal, Carina Gomes declarou que “Eu não teria feito aquilo que ele fez. Eu não teria declarado para os jornais aquilo que ele declarou”.

PUBLICIDADE

Em todo o caso,  já convidei Leiria a integrar a candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura. Mandou mesmo o recado para o Vereador. Convidei Leiria a aliar-se a Coimbra, porque juntos somos mais fortes, disse a Vereadora de Coimbra

Carina  Gomes aproveitou o momento para salientar que mais do que uma candidatura de Coimbra, esta é uma candidatura regional que pretende agregar todas as outras cidades da Região Centro que têm este tipo de interesse.

PUBLICIDADE

publicidade

Recordamos que o Vereador de Leiria disse que  acandidatura de Coimbra a receber a Capital Europeia da Cultura em 2027 “não é uma ameaça” à de Leiria por falta de coesão, considerou hoje o vereador da Cultura desta última cidade que também está na corrida à organização.

Gonçalo Lopes defendeu que a candidatura de Coimbra “é uma inevitabilidade”, porque “foi apresentada como uma proposta meramente eleitoral”.

“Não tem a coesão que tem a nossa. A nossa tem uma dimensão regional muito maior, trabalhamos em rede, estamos totalmente unidos, coisa que não acontece em Coimbra. No meu entender, esse acaba por ser um dos seus pontos fracos”, disse o autarca.

Coimbra tem pontos fortes, como “ser património mundial da UNESCO” e “ter uma universidade”, mas em Leiria “há uma diferença: a Câmara de Leiria, o Politécnico de Leiria e os empresários de Leiria estão unidos neste objetivo”.

Para o vereador da Câmara de Leiria, o cenário de candidaturas à organização da Capital Europeia da Cultura “mudou”, por causa do ano eleitoral, período em que “muitas cidades anunciaram a sua candidatura”.

“Guarda, Braga, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra, Faro, Évora, também Cascais e Oeiras, que são candidaturas fortes também, e Leiria. O cenário é bom, vai ser um bom campeonato”, antecipa Gonçalo Lopes, para quem a candidatura de Leiria é “incontornável”.

“Se é vencedora ou não, está ao nosso alcance, basta trabalhar. Temos algum tempo ainda. Até à apresentação, em 2021, estes quatro anos vão ser de preparação da identidade estratégica, valores, coesão territorial e currículo. Há uma série de áreas de intervenção que precisam de ser atalhadas neste período”, sublinhou.

A união entre municípios é encarada com uma mais-valia para o projeto de Leiria Capital Europeia da Cultura, porque “na região temos eventos de qualidade, que teriam sustentação em qualquer capital europeia. A título de exemplo: o projeto Folio de Óbidos, as comemorações do centenário de Fátima, o que se faz de bom em Leiria, como o festival gótico ou o festival A Porta, ou Centro de Artes [Villa Portela] com as suas residências artísticas. É uma agenda forte”.

A equipa que prepara a candidatura de Leiria será em breve reforçada com consultores para a área da programação, educação e comunicação, mantendo-se a coordenação de João Bonifácio Serra, avançou o vereador.

Esse reforço garantirá “mais músculo” à preparação, porque “não se pode estar a adiar sistematicamente uma solução para tornar esta candidatura forte e robusta”, defende Gonçalo Lopes, que anunciou o estabelecimento de “pontes com antigas capitais europeias da cultura e com as atuais capitais”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE