Coimbra

Largada de pombos no St. Paul’s School comemora Dia Escolar da Não Violência e da Paz 

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 31-01-2020

A pomba, símbolo da paz, foi a atração simbólica que sensibilizou as crianças, num dia especial que contou com a exibição de um filme e debate sobre a não violência.

PUBLICIDADE

O St. Paul´s School comemorou o Dia Escolar da Não Violência e da Paz com um conjunto de ações transversais a todas as salas, desde o Jardim de Infância até ao 3.º Ciclo. 

A prevenção da violência nas escolas deve ser uma preocupação dos estabelecimentos de ensino. Regularmente, em todo o Mundo e também em Portugal, surgem  notícias de atos violentos perpetuados pelos alunos, professores e famílias em contexto escolar. 

PUBLICIDADE

O objetivo do Dia Escolar da Não Violência e da Paz é sensibilizar os alunos,  professores, pais e governantes para a necessidade de uma educação para a paz e para a não violência. A escola deve promover valores humanistas como o respeito, a igualdade, a tolerância, a fraternidade e a bondade, prevenindo situações de bullying. 

Os alunos do 2.º e 3.º Ciclos assistiram a um filme seguido de um debate moderado pela psicóloga Tânia Salgueiro, onde discutiram o conceito de bullying, nas suas várias formas. Todos refletiram no modo como os seus atos inconsequentes e reiterados em relação ao outro podem constituir uma ação violenta e de assédio. 

PUBLICIDADE

publicidade

As comemorações culminaram num ato de grande simbolismo, de apologia à paz, com os alunos a participar na largada de pombos. A ação teve a colaboração do Parque Biológico da Serra da Lousã que cedeu os pombos e monitorizou esta largada.

Estas iniciativas, organizadas pelo Departamento Psicopedagógico, enquadram-se nos valores educativos e humanistas, traduzidos na adesão do St. Paul´s School à Rede de Escolas Associadas da UNESCO. 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE