Incêndio!…no Laboratório de Engenharia de Fogo da Universidade de Coimbra

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 11-12-2017

Uma  experiência” no FireLab-UC – Laboratório de Engenharia de Fogo da Universidade de Coimbra não correu como o previsto, tendo incendiado este anexo instalado num pátio do Departamento de Engenharia Civil, no Polo II.

PUBLICIDADE

dec

O director Luís Godinho, que chegou ao local na fase de rescaldo, desvalorizou o incidente que causou algum alarme junto da comunidade universitária.

PUBLICIDADE

Professores presentes no local mostraram a sua preocupação com a inalação de fumos que consideram tóxicos e com a forma como foi combatido o fogo que atingiu o local quando o relógio marcava 16:00.

fogo

PUBLICIDADE

publicidade

NDC constatou que não se registaram feridos neste “ensaio” no  Laboratório de Engenharia de Fogo da Universidade de Coimbra.

No local estiveram pelo menos 9 bombeiros dos Sapadores e Voluntários de Coimbra e 2 agentes da PSP.

dec fogo

Inaugurado em 2015, com o apoio de fundo europeus,  FireLab_UC é “um laboratório da Universidade de Coimbra (UC) destinado ao estudo e ensaio de elementos construtivos e materiais ao fogo”.

Neste laboratório são realizados ensaios de resistência ao fogo em vigas, pilares e lajes (madeira, aço, betão e compósitos) e propriedades mecânicas e térmicas de materiais a altas temperaturas.

Para a UC este Laboratório constitui uma mais-valia por passar a existir uma infra-estrutura de investigação para o desenvolvimento de projetos de investigação na área e a ligação da Universidade às empresas do sector da segurança contra incêndios.

mais centro

Um sistema de fornos de resistência ao fogo com dois módulos, um para elementos construtivos verticais e outro para elementos construtivos horizontais e respetivos sistemas de exaustão de gases e fumos e sistema de controlo dos fornos e sistema de lavagem de fumos custou, em 2014,  527.645,00 €.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE