Empresas

KKR Investe na MasterD para Apoiar o Desenvolvimento Profissional e de Competências em Portugal

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 31-07-2020

A KKR, firma de investimento líder, e a MasterD, empresa líder em formação em Portugal e Espanha, anunciaram hoje um acordo através do qual a KKR adquirirá uma participação maioritária na MasterD. O seu fundador, Luis Gómez, e a equipa de direção vão reinvestir na empresa em conjunto com a KKR. Não será divulgada mais informação financeira.

PUBLICIDADE

Fundada em 1994 e com sede em Saragoça, a MasterD oferece anualmente mais de 280 cursos a mais de 50.000 formandos em Espanha e Portugal através da sua plataforma proprietária de aprendizagem virtual, acessível a todos os formandos e professores, bem como formação presencial e híbrida disponível em 36 centros. Estes cursos incluem formação vocacional e certificações profissionais para o sector privado, bem como a preparação para exames de concursos públicos em diferentes áreas. 

PUBLICIDADE

O mercado da formação e certificação profissional, assim como o da preparação para exames, registou um crescimento significativo nos últimos anos com o objetivo de dar resposta à procura de formação e qualificação profissional em Portugal, num momento em que o país procura abordar os desafios da desadequação de competências da população e do desemprego, especialmente entre os jovens. A formação e a requalificação profissional são prioridades políticas chave, tanto para os licenciados que possam necessitar de competências técnicas, como para os não licenciados que procuram encontrar novas vias para aceder a um emprego. A MasterD tem uma ampla oferta para apoiar os formandos, em todas as fases do seu desenvolvimento profissional e educativo, e que queiram melhorar as suas perspetivas de emprego ou progressão na carreira.  

O investimento faz parte da estratégia de impacto global da KKR, e trata-se do segundo investimento do seu Global Impact Fund na Europa, após o investimento na Viridor, a empresa líder em gestão de resíduos responsável e reciclagem no Reino Unido. O Global Impact Fund da KKR centra-se em gerar rendibilidades ajustadas ao risco ao investir em empresas que contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável («ODS») das Nações Unidas. Como prestador de serviços de formação vocacional e profissional, a MasterD ajuda a reduzir o défice em matéria de qualificação em Portugal, promove uma oferta de educação equitativa e acessível, ao oferecer opções de financiamento flexíveis aos estudantes e, como consequência, aumenta significativamente a probabilidade de encontrar trabalho, pelo que contribui diretamente para o ODS 4 (Educação de qualidade) e o ODS 8 (Trabalho digno e Crescimento económico).

PUBLICIDADE

publicidade

Luis Gómez e Antonio Mayoral Serrate, fundador e CEO respetivamente da MasterD, explicaram: «Estamos encantados de dar as boas-vindas à KKR como investidor e sabemos que partilha plenamente a nossa missão de ajudar os formandos de toda a Península Ibérica a obter qualificações e competências que os ajudem a progredir nas suas carreiras profissionais. A missão da MasterD sempre foi melhorar a empregabilidade. Reduzir o défice de competências nunca foi tão fundamental para apoiar a recuperação económica como atualmente. Com o apoio da KKR, estamos entusiasmados por poder investir no apoio a ainda mais pessoas que queiram ter sucesso no mercado de trabalho».

Stanislas de Joussineau, diretor da KKR e diretor de Global Impact na EMEA, afirmou: «A MasterD está a ajudar a dar resposta a um desafio social crítico ao melhorar a empregabilidade e as competências, algo que está estreitamente alinhado com os objetivos da estratégia da KKR em torno do investimento de impacto. Os resultados obtidos pelos formandos e a melhoria das suas perspetivas atestam a qualidade dos cursos e da plataforma contruída pelo fundador e a equipa gestão. Estamos entusiasmados por trabalhar em conjunto com uma sólida equipa de gestão para acelerar o crescimento da MasterD, e o feedback que recebermos vai permitir-nos monitorizar e medir os benefícios proporcionados aos formandos e ao emprego em geral.”

A KKR investiu mais de 5.000 milhões de dólares na Península Ibérica desde 2010, incluindo transações em private equity, infraestruturas e outras classes de ativos, com investimentos em empresas como a OutSystems, Alvic Group, PortAventura, Telxius and X-Elio. A empresa tem um longo historial de trabalho com empreendedores e empresas apoiadas pelos seus fundadores em toda a Europa, dando suporte a estas companhias durante a seguinte fase dos seus objetivos de crescimento ao proporcionar conhecimentos financeiros e operacionais, assim como acesso aos recursos e à rede global da KKR.

O investimento na MasterD surge no seguimento da operação realizada pela KKR no ano passado na Burning Glass, um importante fornecedor de dados analíticos do mercado laboral que monitoriza a oferta e a procura para informar sobre padrões de contratação e desenvolvimento de competências.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE