Jean-Claude Juncker distinguido com grau Doutor Honoris Causa pela Universidade de Coimbra

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 26-10-2017

O presidente da Comissão Europeia, o luxemburguês Jean-Claude Juncker, é distinguido na terça-feira com o grau de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Coimbra, numa cerimónia cujo apresentante será o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

PUBLICIDADE

juncker

Nota de imprensa da Universidade de Coimbra (UC) enviada hoje à agência Lusa especifica que a cerimónia tem início às 11:00, de 31 de outubro, na Sala dos Atos Grandes (Sala dos Capelos), daquela instituição de ensino.

PUBLICIDADE

publicidade

A visita de Jean-Claude Juncker a Coimbra termina com um debate no Teatro Académico Gil Vicente (TAGV) entre o presidente da Comissão Europeia e o primeiro-ministro, António Costa, que abordam o tema “Futuro da Europa – Que Europa queremos?”.

Antes do debate, o luxemburguês visita, às 15:00, a Associação Académica de Coimbra (AAC), onde descerra uma placa comemorativa dos 130 anos da AAC, e encontrar-se-á igualmente com o presidente do Organismo Autónomo de Futebol (OAF).

PUBLICIDADE

“A Universidade de Coimbra é uma universidade global, que trabalha pelo entendimento entre todos os povos da Terra, na sua diversidade. Distinguir o Presidente da Comissão Europeia permite reafirmar o nosso apoio à União Europeia, como espaço de cooperação que trouxe à Europa um período de paz e prosperidade sem precedentes na história, que é essencial que continue, apesar de um preocupante renascimento de nacionalismos populistas que importa combater”, afirma o reitor da UC, João Gabriel Silva, citado na nota de imprensa.

Jean-Claude Juncker terá como “Apresentante” o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, estando os elogios a cargo de Fernando Alves Correia (elogio do candidato) e Jorge Coutinho de Abreu (elogio do apresentante), ambos professores catedráticos da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC), a Faculdade que propôs a atribuição do grau.

O primeiro-ministro, António Costa, e o comissário europeu Carlos Moedas estão entre as várias individualidades presentes na cerimónia.

Jean-Claude Juncker “possui uma carreira política relevante, tendo desempenhado, desde cedo, as mais elevadas funções na vida política do Grão-Ducado do Luxemburgo, país de onde é originário”, nota a FDUC.

Segundo esta Faculdade, a atividade política de Jean-Claude Juncker “tem-se destacado pela importância dedicada à Europa”.

“Enquanto primeiro-ministro do Luxemburgo, e em consequência da longevidade dos seus gabinetes, assumiu, por duas vezes, a presidência do Conselho das Comunidades Europeias (em 1997 e em 2005). Por outro lado, enquanto presidente em exercício do Conselho de Assuntos Económicos e Financeiros, Juncker revelou-se como um dos obreiros do Tratado de Maastricht, que teve o privilégio de assinar em 1992”.

Fernando Alves Correia destaca a importância da visita e diz que é uma honra também para a própria universidade a atribuição do título a Juncker.

O responsável pelo elogio ao candidato diz ainda que entre Juncker e a UC há uma “comunhão de valores” e que esta distinção é também uma forma de agradecer o que a União Europeia tem feito por Portugal.

“Temos recebido muito, mas também temos contribuído muito para reforçar os valores identitários da União Europeia”, disse.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE