Coimbra

Judite Mendes de Abreu homenageada em Coimbra (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 26-01-2022

A Autarquia de Coimbra atribuiu, esta terça-feira, o nome de Judite Mendes de Abreu a uma sala no edifício dos Paços do Concelho, numa sessão que contou com a presença do presidente da Câmara e da família da primeira mulher eleita presidente da Câmara e da Assembleia Municipal, sendo até hoje a única mulher a ter ocupado estes cargos.

PUBLICIDADE

Para José Manuel da Silva esta homenagem visa “perpetuar a memória de Judite Mendes de Abreu, que foi muito importante em Coimbra”, sustenta o autarca, realçando “que essa memória já se estava a esquecer”.

Refira-se que em dezembro de 1976, Judite Mendes de Abreu foi eleita, como independente nas listas do Partido Socialista, presidente da Câmara, cargo que desempenhou até dezembro de 1979, tendo tido início durante o seu mandato obras de vulto decisivas para o futuro do concelho.

PUBLICIDADE

Para além de ter sido a primeira mulher autarca eleita após o 25 de Abril, nas eleições autárquicas de 1976, Judite Mendes de Abreu foi, até aos dias de hoje, a única mulher a presidir ao órgão executivo da autarquia de Coimbra. Anos mais tarde, em 1983, tornou-se também na primeira mulher a assumir a presidência da Assembleia Municipal, cargo que ocupou até 1986, sendo também até hoje a única mulher a ter ocupado este cargo.

O presidente da Assembleia Municipal frisa que “Coimbra deve muito a Judite Mendes de Abreu também do ponto de vista cultural. Como política foi uma mulher muito respeitada, de grande prestígio e coragem”, salienta Luís Marinho.
” Esta homenagem é a vitória da memória contra o esquecimento”, rematou.

PUBLICIDADE

publicidade

Já Pedro Mendes de Abreu, filho da homenageada, agradeceu o facto de se terem lembrado, reforçando a honra e a satisfação com o gesto da autarquia.

Judite Mendes de Abreu faleceu a 10 de maio de 2007, depois de uma vida inteira dedicada ao serviço do país e sobretudo de Coimbra, quer no campo da oposição à ditadura, quer na construção da democracia e a partir de hoje dá o nome à antiga sala de Despacho Privado dos Paços do Concelho.

Veja os diretos NDC:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE