Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

JSD considera ser “inaceitável a situação que se vive no Centro de Saúde de Miranda do Corvo

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 12-12-2018

A JSD de Miranda do Corvo considera ser “inaceitável a situação que se vive atualmente no Centro de Saúde de Miranda do Corvo em que a falta de recursos humanos provocou a redução do horário de encerramento para as 17:45h”.

PUBLICIDADE

Os jovens social democratas recordam que “os serviços de urgência de 24:00 foram abertos nos governos da AD no início da década de 1980. Desde então, foram sempre os governos do PS a maltratar o nosso Centro de Saúde. O governo liderado pelo Eng. José Sócrates acabou com as 24:00 de serviço, impondo o encerramento dos serviços às 22:00. Agora, o governo PS, suportado pelo BE e PCP, vem reduzir o horário para as 17:45 ao mesmo tempo que diz ter acabado a austeridade”.

PUBLICIDADE

publicidade

“Esta situação só é possível dada a passividade do executivo municipal que não se impõe perante o governo central. Basta pensarmos nos concelhos vizinhos da Lousã e de Condeixa onde este tipo de casos não acontecem. É urgente uma posição de força capaz de defender a população do nosso concelho”, afirma a estrutura liderada por Nuno Lopes.

A posição da JSD aparece após ser público que a Unidade de Saúde Familiar Trilhos do Dueça de Miranda do Corvo, no distrito de Coimbra, vai encerrar diariamente, desde ontem, às 17:45. Na porta principal do edifício foi afixada uma informação que justifica a redução do horário das 20:00 para as 17:45 com a existência “de constrangimentos e falta de recursos humanos”.

PUBLICIDADE

Atualmente, a Unidade de Saúde Familiar de Miranda do Corvo está a funcionar com metade dos seis médicos do corpo clínico, pelo facto de uma médica estar de baixa, outra ter entrado em licença de maternidade e outra ter mudado de unidade de saúde. Neste momento, o número de utentes sem médico de família na Unidade de Saúde Familiar Trilhos subiu para 4.800, num universo de 9.460.

O serviço de enfermagem também passa por dificuldades, com a falta de duas enfermeiras, uma de atestado médico de longa duração e outra por licença de maternidade, que agravam os acessos a cuidados de saúde programados e preventivos da população do concelho.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com