Coimbra

Jovens universitários em Debate Competitivo

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 23-07-2015

O primeiro Encontro Nacional de Debate Competitivo (ENDC) está a decorrer desde hoje em Miranda do Corvo, com a participação de mais de 40 estudantes de todo o país.

PUBLICIDADE

unnamed (19)

Entre os dias 23 e 26 deste mês, a Sociedade de Debates da Universidade de Coimbra (SDUC) organiza este evento para dar formação sobre debate competitivo, fortalecer os laços entre as nove sociedades nacionais, promover o debate junto de outros públicos e divulgar a vila Miranda do Corvo entre os mais jovens.

PUBLICIDADE

publicidade

“A ideia do ENDC surgiu da necessidade de criar um evento, durante o verão, de debate competitivo nacional, uma atividade que tem crescido consideravelmente em Portugal, não só em quantidade, mas também em qualidade”, diz Luciana Simões, presidente da SDUC.

“Desde 2010, data em foi criada a primeira sociedade de debates, na Universidade do Porto, já foram organizados dezenas de torneios nacionais, já nos consagramos campeões mundiais, já participamos em eventos por todo o mundo e somos cada vez mais reconhecidos em Portugal e lá fora.” acrescenta.

Durante estes quatro dias, mistura-se formação, debate, networking e cultura “algo que apenas foi possível organizar com o apoio da Câmara Municipal de Miranda do Corvo”, acrescenta Diogo Bhovan, membro da organização do evento.

PUBLICIDADE

O debate competitivo universitário é uma prática académica que visa desenvolver as capacidades de comunicação e argumentação dos participantes, ao mesmo tempo que estimula o pensamento crítico e a capacidade de análise de problemas. Tem as suas origens no Reino Unido, onde existem organizações de debates de estudantes há mais de 250 anos (Universidade de St. Andrews, na Escócia).

A Sociedade de Debates da Universidade de Coimbra nasceu em 2012 com o objetivo de criar o derradeiro espaço de debate na Academia, promovendo a competição saudável e fomentando o espírito crítico, compreensão mútua, amor à língua, às palavras e às ideias.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE