Portugal

Coimbra: Jovens realizados são o ponto de partida para sociedades mais seguras (com vídeo)

Bruna Correia | 2 anos atrás em 19-10-2022

Para José Luís Carneiro, ministro da Administração Interna, “é muito importante ouvir os jovens” no âmbito da estratégia de segurança urbana. A afirmação foi dada ao NDC, após a sessão de encerramento das Conferências de Coimbra “Segurança Urbana: Os Municípios e a Proteção do Espaço Público”, que decorreram durante esta terça-feira e quarta-feira, 18 e 19 de outubro, no Convento São Francisco.

PUBLICIDADE

Uma vez que Coimbra é uma cidade estudantil, recebendo cada vez mais jovens, o Ministro da Administração Interna considera que ouvir os jovens passa pela estratégia de segurança urbana que assenta numa abordagem preventiva. “Ou seja, se queremos ter sociedades mais seguras, mais pacíficas, é muito importante que comecemos precisamente pelos mais jovens, porque jovens mais realizados e com condições de vida dignas, serão naturalmente cidadãos mais realizados e, assim, teremos sociedades mais pacíficas”, mencionou.

Referiu ainda que foi publicado esta quarta-feira, 19 de outubro, um despacho, em Diário da República, para a admissão da formação de mais 1000 polícias. “Há cerca de 15 dias atrás realizámos o compromisso para mais de 900 polícias, que entretanto estão a ser colocados pelo país. Este reforço do número de polícias e também da guarda nacional republicana — este ano estamos a falar de 2600 novos agentes e guardas — permite intensificar o policiamento de proximidade”, adiantou.

PUBLICIDADE

Foram ainda nomeados alguns investimentos, como é o caso do que está em curso, que ascende os 600 milhões de euros, para modernizar as infraestruturas e os equipamentos das forças de segurança. O ministro salientou ainda o reforço das condições salariais dos polícias e guardas, aumento esse na ordem dos 100€ para os que entram na carreira e um aumento médio na ordem dos 50 euros para os diferentes níveis remuneratórios e diferentes escalões.

A sessão de encerramento contou também com a ministra da Justiça, Catarina Sarmento e Castro, que começou por referir que “é dever do estado democrático garantir a segurança”, sem esquecer a população mais vulnerável, mas também prevenir a delinquência juvenil e promover a cidadania e igualdade de género.

PUBLICIDADE

publicidade

Veja as declarações ao NDC de José Luís Carneiro, ministro da Administração Interna:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE