Jovens do Bloco em Liberdade no interior profundo e ostracizado

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 26-07-2017

Cerca de 200 jovens participam a partir de hoje e até domingo no acampamento “Liberdade 2017”, organizado pela Coordenadora Nacional de Jovens do Bloco de Esquerda, no ocnelho de Oliveira do Hospital, com debates, ‘workshops’, filmes e festas no programa.

PUBLICIDADE

parque-campismo-sao-giao

Ao longo dos cinco dias da iniciativa, cuja primeira edição se realizou em 2004, são muitos os nomes do BE – para além de pessoas externas ao partido – que vão passar pelo Parque de Campismo de São Gião, com destaque para a coordenadora do partido, Catarina Martins, o antigo líder Francisco Louçã, a eurodeputada e ex-candidata presidencial, Marisa Matias, e as deputadas Mariana e Joana Mortágua.

PUBLICIDADE

publicidade

Em declarações à agência Lusa, Izaura Solipa, da Coordenadora Nacional de Jovens do Bloco de Esquerda, explicou que estão inscritas cerca de 200 pessoas – número que está na média das últimas edições -, sendo este um “espaço de reflexão aberto”, no qual querem “pensar num mundo melhor”.

Izaura Solipa explicou que o programa do “Liberdade 2017” é vasto e segue o princípio de nas iniciativas do BE de não se focarem apenas num tema, mas no maior número de “lutas possíveis” às quais o partido se dedica.

PUBLICIDADE

Além dos habituais temas como a precariedade, a habitação, a educação ou a saúde, de acordo com a responsável, o programa alterna consoante o momento político que se vive.

Questionada se a programação do “Liberdade 2017” foi condicionada de alguma forma pelo facto de o partido apoiar parlamentarmente o Governo liderado pelo PS, Izaura Solipa foi perentória: “não nos inibiu em nada”.

Aliás, a solução governativa que une no parlamento todos os partidos da esquerda será alvo de um debate, na quinta-feira, intitulado “Keeping up with geringonça”, no qual o deputado Jorge Costa – que esteve envolvido nas negociações com o PS – será o orador principal e responderá às dúvidas dos jovens.

Também “O Capital”, obra de Karl Marx, será discutido num ‘workshop’ que decorre ao longo de quatro tardes no acampamento.

Depois da sessão e festa de abertura que decorre hoje no Parque de Campismo de São Gião, para quinta de manhã está marcado o debate “Eu vim de longe, o que é o Bloco de Esquerda”, com a participação das deputadas e irmãs Joana e Mariana Mortágua.

Na sexta de manhã, Marisa Matias reflete sobre “Porque é que a linguagem importa?”, enquanto no sábado Francisco Louçã participa num painel sobre “Revolução russa e luta feminista”.

As autárquicas de outubro também chegam ao “Liberdade 2017” no sábado, com o candidato do BE à Câmara de Lisboa, Ricardo Robles, a intervir num debate intitulado “Queremos viver na nossa cidade”.

No dia do encerramento, domingo, o programa começa com a presença de Catarina Martins que tentará responder à questão “Para quê um partido?”.

Os filmes também não ficam de fora deste acampamento, estando previsto o visionamento – seguido de debate – de “I´m not your negro”, “I, Daniel Blake” e “Moonlight”.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE