Jovens Cientistas de Coimbra participam na Mostra Nacional de Ciência

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 25-05-2017

 

PUBLICIDADE

Bioeconomia, Biologia, Ciências da Terra, Ciências do Ambiente, Ciências Médicas, Ciências Sociais, Engenharias, Física, Ciências da Computação, Matemática e Química são as categorias dos 100 melhores projetos que este ano estão em destaque na 11ª Mostra Nacional de Ciência que se realiza de 1 a 3 de junho no Centro de Congressos da Alfândega, no Porto.

Molecular Thoughts

PUBLICIDADE

publicidade

Mais de 300 jovens coordenados por cerca de 70 professores dão a conhecer os projetos que podem valer 6.000€ em prémios e a oportunidade de participarem nos mais variados certames internacionais.

Aberto a estudantes do ensino básico, secundário ou primeiro ano do ensino superior a competição deste ano revelou uma forte adesão a nível nacional. No distrito de Coimbra é o Colégio da Imaculada Conceição que mais projetos apresenta em competição (4), seguindo-se o EPTOVILA com três projetos.

PUBLICIDADE

A Mostra Nacional de Ciência, que assinala este ano a sua 11ª edição, é já considerada uma das maiores a nível Europeu.

Para Ricardo Carvalho, Presidente Executivo da Fundação da Juventude, «é importante que se apoie e se fomente o desenvolvimento científico em Portugal, o qual estes jovens provam que pode e deve começar nas escolas. Apesar de sermos um país pequeno, já alcançámos uma quota de participação significativa, nas competições europeias e internacionais, mas nem sempre conseguimos potenciar a participação dos jovens».

Ainda que este ano se tenha limitado as participações por instituição de ensino, a 25ª edição do Concurso de Jovens Cientistas contou com cerca de 120 projetos a concurso, dos quais foram selecionados os 100 melhores projetos que estarão em exposição na Mostra Nacional de Ciência.

A avaliação e a seleção dos trabalhos cabe a um Júri designado pela Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, o qual integra professores e investigadores de reconhecido mérito das diferentes áreas científicas envolvidas.

Com entrada livre, a Mostra Nacional de Ciência está aberta ao público nos seguintes horários:Dia 1 de Junho: 10h às 18h30; Dia 2 de Junho: 10h às 19h e Dia 3 de Junho: 10h às 16h30.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE