Escolas

Jovem de Coimbra vence concurso nacional com conceito “restaurante zero waste”

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 11-11-2020

O projeto “All Nature” da autoria de Sara Couto, de 18 anos, aluna finalista Curso de Técnico de Turismo, na Escola Profissional Profitecla Coimbra, consiste na criação de uma unidade de restauração biólogica e zero waste, o segundo restaurante deste conceito, em Portugal.

PUBLICIDADE

“Optou-se por selecionar a cidade de Coimbra com o objetivo de inovar e reabilitar o Mercado D. Pedro V, destancando este destino ao nivel turístico, por forma a atrair  o público-alvo do projeto – a Geração Millennial”, explica a vencedora da 5ª Edição da iniciativa “A Melhor PAP Nacional Geração +”.

PUBLICIDADE

O conceito do All Nature para além de seguir todos os princípios do desperdício zero e ser ecológico, terá à disposição do cliente uma vasta carta com petiscos e tapas vegetarianos e vegan, bem como, experiências únicas como showcooking e workshops para dar a conhecer ao cliente o que é uma cozinha 100% biológica.

A ideia concebida por Sara Couto destacou-se entre os 14 projetos selecionados para a grande final, sendo distinguida com um prémio no valor de 1000 euros. Nenhum pormenor foi deixado ao acaso “outro objetivo é a utilização de mobiliário de peças em segunda mão ou elaboradas por artesãos locais, desde loiça, estantes, a material de decoração. O All Nature teria também a calendarização de espetáculos ao vivo, desde o típico fado de Coimbra, ao Jazz e Blues”, salienta a jovem empreendedora.

PUBLICIDADE

publicidade

A cerimónia de apresentação dos projetos da 5ª Edição do Geração + realizou-se no passado dia 4 de novembro, num formato inovador (live streaming) à distância que, contou com um estúdio em Lisboa, passando a emissão da conferência por 8 cidades (Lisboa, Porto, Coimbra, Matosinhos, Braga, Barcelos, Viseu, e Guimarães) onde os alunos apresentaram os seus projetos, garantindo desta forma a realização da iniciativa, cumprindo todas as condições de segurança pública, exigidas no atual contexto de pandemia.

Vencedores Categorias Criatividade e Inovação, Sustentabilidade, Apresentação/Comunicação e Prémio Júri

Além do vencedor foram distinguidos os autores das 4 PAP’s nas categorias de Criatividade e Inovação, Sustentabilidade, Apresentação/Comunicação e Prémio de Júri é atribuído o prémio no valor de 500 Euros a cada categoria. Os vencedores foram os seguintes:

Prémio Criatividade – Alexandre Loureiro, finalista do Curso Eletrónica Automação e Computadores, da Escola Ruiz Costa, Matosinhos, com o Projeto Iluminação Inteligente;

Prémio Apresentação – Leonor Graça, finalista do Curso Técnico de Turismo, Escola Profissional Profitecla Lisboa, com o Projeto Scan Ericeira;

Prémio Sustentabilidade – Lídia Leal, finalista do Curso Técnico de Turismo da Escola Profissional Profitecla Braga, com o Projeto Douro Active;

Prémio Júri – Carla Soares, finalista do Curso Design Gráfico, Escola Profissional de Braga (EPB), com o Projeto Curta Metragem “The Wanted Omega!”;

A Iniciativa “Geração+” tem por objetivo escolher e premiar em cada ano letivo, as 5 melhores Provas de Aptidão Profissional (PAP) de todas as Escolas Profissionais da Sub Holding Rumos Education, nomeadamente Escola Profissional de Tecnologia Digital (Escola Digital), Escola Profissional Ruiz Costa (eRC), Escola Profissional de Braga (EPB) e Escola Profissional Profitecla (Profitecla).

Na grande final, o júri selecionará 5 das 14 PAP’s a Concurso de acordo com diferentes critérios – Estruturação do Projeto, Expressão Escrita, Criatividade/Inovação, Pertinência do projeto, Viabilidade do projeto, Apresentação Final/Defesa. Às outras quatro PAP’s serão atribuídos os prémios de acordo com as seguintes categorias – Prémio Criatividade/Inovação, Prémio Sustentabilidade do Projeto, Prémio Apresentação, Prémio do Júri.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE