Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Cidade

Jovem arquitecto de Coimbra ganha Concurso C.A.S.A Pós-catástrofe

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 06-12-2016

O jovem arquitecto de Coimbra, Frederico Martinho, foi o primeiro classificado do Concurso C.A.S.A. pós-catástrofe, lançado no passado mês de Junho e a que concorreram 15 propostas.

PUBLICIDADE

casa

O Concurso foi promovido pela AML (Área Metropolitana de Lisboa) em co-organização com a Secção Regional Sul da Ordem dos Arquitectos (OASRS) e teve como objectivo a implementação de uma unidade polivalente com funções administrativas e sociais num cenário pós-catástrofe.

PUBLICIDADE

publicidade

A proposta da autoria do arquitecto Frederico Martinho foi a primeira classificada no Concurso.

De acordo com o relatório final do Júri, a proposta apresenta uma “ideia original, com grande versatilidade para as colinas e os possíveis condicionamentos topográficos. Processo de montagem pouco complexo e acessível à mão-de-obra não especializada, facilidade de montagem e desmontagem, transporte, reutilização e baixo custo. Objecto iconográfico, referencial no cenário urbano”.

PUBLICIDADE

O 2.º prémio foi obtido pelo arquitecto César Augusto Costa Marques, consistindo numa resposta positiva ao programa que garante o conforto de utilização, segurança, durabilidade e reutilização. Segundo o júri tem uma “expressão formal interessante, praça octogonal em torno de uma antena de comunicação, que funciona como referencial de maior alcance em termos da sua percepção na paisagem.”

O trabalho do arquitecto Simão Silveira Botelho obteve o 3.º prémio. Pela identificação de lugares para a região de Lisboa onde pode ser construída, mostra grande flexibilidade e visão territorial. Explora com algum arrojo um sistema de paredes em fole e consegue, como resultado conjunto, um espaço visualmente marcante.

A cerimónia de entrega de prémios e apresentação da proposta vencedora vai decorrer no dia 13 de Dezembro, pelas 18h, na Sede da AML em Lisboa, onde estará patente ao público até 20 de Dezembro, uma exposição dos trabalhos a concurso.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com