Coimbra

José Pedro Paiva quer ser Reitor para mudar imagem da Universidade de Coimbra

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 08-01-2019

José Pedro Paiva apresentou hoje, 8 de janeiro, o programa de ação da sua candidatura ao cargo de Reitor da Universidade de Coimbra.

PUBLICIDADE

A sessão, que contou com a presença de destacadas figuras da instituição, decorreu no Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra.

PUBLICIDADE

José Pedro Paiva garante que se candidata para mudar a imagem da Universidade de Coimbra.

O candidato à sucessão de João Gabriel Silva adianta que vai “honrar o passado, enfrentar o presente e projetar o futuro”.

PUBLICIDADE

publicidade

O património, a língua portuguesa e a celebração dos 730 anos (a pensar no futuro) são os “3 caminhos” dos “8 oito eixos” da sua candidatura à reitoria da Universidade de Coimbra.

O candidato defende que é necessário atualizar a imagem da instituição, que “continua ser vista como uma universidade antiga, tradicional, com grande imobilismo, pouca aberta à inovação (…)”.

“Precisamos de politicas de comunicação mais coerentes, mais articuladas, mais inovadoras”, defende José Pedro Paiva.


 

José Pedro Paiva é, desde 1986, professor na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde tem lecionado disciplinas de História Moderna de Portugal, Cultura Portuguesa e seminários de pós-graduação sobre a Inquisição.

Preparou o seu doutoramento no Instituto Universitário Europeu (Florença), pelo que, desde cedo, tem manifestado preocupações com a História comparada

É investigador do Centro de História da Sociedade e da Cultura da Universidade de Coimbra, do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa e académico correspondente da Academia Portuguesa da História.

Desde 2005, integrou a comissão científica internacional que coordenou a elaboração do Dizionario Storico dell´Inquisizione (Pisa, 2010) e é o coordenador científico dos Portugaliae Monumenta Misericordiarum (8 vols. editados).

É autor de Práticas e crenças mágicas. O medo e a necessidade dos mágicos na diocese de Coimbra (1650-1740), (Coimbra, 1992), Bruxaria e superstição num país sem caça às bruxas: 1600-1774, (Lisboa, 1997 e 2002), Religious ceremonials and images: power and social meaning (1400-1750), (Coimbra, 2002) e de vários capítulos da História Religiosa de Portugal (Lisboa, 2000). Na Imprensa da Universidade de Coimbra publicou o seu último livro Os bispos de Portugal e do Império (1495-1777) (Coimbra, 2006).

A eleição do novo Reitor da Universidade de Coimbra deverá ocorrer no dia 11 de fevereiro de 2019.

Entre a apresentação das candidaturas  e a eleição, realiza-se ainda uma audição pública dos candidatos e outra pelo Conselho Geral.

O Conselho Geral da Universidade de Coimbra é o órgão responsável pela eleição do reitor, sendo constituído por 18 representantes dos professores e investigadores, cinco estudantes, dois trabalhadores não docentes e não investigadores e dez elementos externos à instituição.

O atual reitor, João Gabriel Silva, cumpre o fim do seu segundo mandato à frente da Universidade de Coimbra.

José Pedro Paiva tem como adversários Amílcar Falcão e Ernesto Costa.

Veja mais imagens no Facebook de Notícias de Coimbra

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE